A Comic Con, o maior evento de cultura pop realizado em solo português, vai trazer a Portugal uma réplica da nave Tie Fighter X4, usada pelas forças imperiais nos primeiros filmes da Guerra das Estrelas, realizados entre 1977 e 1983

A nave, que surge nos primeiros três episódios da saga de George Lucas, foi construída pelo Projeto X1 em 2013 para a Star Wars Celebration, a maior convenção europeia de fãs da Guerra das Estrelas. A réplica, feita à escala, mede seis metros de altura e 5,8 metros de largura. Demorou 53 dias a ser construída. 

A edição deste ano da Comic Con Portugal vai ainda receber o artista japonês Tsuneo Sanda. O artistas, que trabalha há dez anos para a Lucasfilm, a produtora de George Lucas, é autor de inúmeras ilustrações, posters e capas de bandas desenhadas ligadas ao universo Guerra das Estrelas. Sanda é artista oficial da Lucasfilm e da Disney

Comic Con premia o melhor da banda desenhada em Portugal

Entre as novidades da edição deste ano, encontram-se os Galardões BD, que visam premiar o que melhor se faz na banda desenhada em Portugal. Para tal, será constituído um “grande júri” com diversas figuras do setor, que irão selecionar e avaliar os trabalhos a concurso. Estes serão distribuídos por várias categorias, ainda por anunciar. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dos prémios que será atribuído, o Galardão de Álbum do Ano, terá um valor pecuniário de dois mil euros. “A Comic Con Portugal assume-se como agente dinamizador e potenciador do crescimento da BD em Portugal”, refere um comunicado divulgado pela organização.

Este ano, a Comic Con Portugal irá também voltar receber a ExpoSyfy. A exposição, organizada pelo canal de televisão Syfy, será totalmente dedicada à série Heroes Reborn, uma mini-série de 13 episódios que serve de continuação à série da NBC Heroes.

A Comic Con é a maior convenção de cultura pop organizada em Portugal. A primeira edição, realizada em dezembro de 2014, recebeu mais de 32.500 visitantes e contou com a presença de cerca de 218 convidados, nacionais e internacionais, com destaque para Natalie Dormer, da série A Guerra dos Tronos.

Os bilhetes para a edição de 2015 já estão à venda, e custam entre 20,5 e 23 euros (até 2 de dezembro). Os passes normais para os três dias custam 46 euros e os familiares (dois adultos e uma criança até aos 12 anos) 92 euros.