Um homem foi acusado de “ofensa administrativa” por ter tentado votar nas eleições regionais da cidade de Odessa (Ucrânia) vestido à Chewbacca – a famosa personagem do filme “Star Wars”. O homem foi levado a tribunal e pagou uma multa de 170 grívnias (a moeda ucraniana), o equivalente a cerca de 6 euros e 70 cêntimos.

Num dos episódios mais surreais das eleições que decorreram na Ucrânia – e que, segundo o The Guardian, estão envoltas em acordos de bastidores e compra de votos por parte dos candidatos -, o homem foi impedido de votar e multado por “não ser capaz de mostrar documentos que o identificassem”, relata o jornal inglês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/shaunwalker7/status/658597127568912384/photo/1?ref_src=twsrc%5Etfw

Na página de Instagram da polícia ucraniana, foi colocada uma declaração irónica, onde se lê:

Não se passou nada de invulgar: foi só o Chewbacca que foi detido por estar sem documentos enquanto transportava, de carro, o DarthVader para as eleições de Odessa. O Lorde dos Siths [outra figura do filme] já alegou que a detenção foi ilegal, visto que o Chewbacca é o seu animal de estimação e o seu servo em geral; logo, não precisa de documentos.

O homem foi retirado das mesas de voto pela polícia e arrastado até a uma carrinha das autoridades. A polícia ucraniana justificou-se afirmando que o indivíduo, vestido à Chewbacca, estava a perturbar os procedimentos eleitorais. Já o homem defendeu-se dizendo que estava apenas a apoiar o Darth Vader (outra figura do “Star Wars”), que tentava igualmente votar.

Segundo relata o The Guardian, homens vestidos de Darth Vader têm sido frequentemente candidatos às eleições ucranianas. Estes indivíduos, que muitas vezes chegam mesmo a mudar de nome no registo civil para se candidatarem como Darth Vader, costumam fazer campanha vestidos integralmente como a figura do “Star Wars”.