A China apresentou esta segunda-feira o primeiro avião comercial nacional de grandes dimensões, que irá incorporar muito em breve a frota da companhia aérea chinesa, a Comac, refere a CNN. O avião chinês pretende ser um concorrente direto de aviões como o Airbus e o Boeing.

O C919 foi apresentado com grande pompa e circunstância na fábrica da Comac, em Xangai, perante várias dezenas de pessoas. Debaixo do avião, colocado ao lado de uma bandeira gigante da República Popular da China, podia ver-se um estandarte com a frase “um sonho descola”. 

Com capacidade para transportar até 174 passageiros, o C919 tem um tamanho semelhante ao do Airbus 320 e do Boeing 737, que fazem parte da frota de dezenas de companhias aéreas no mundo inteiro. Lançado em 2008, o projeto C919 marca o regresso da China à criação de aviões de grandes dimensões, depois de uma tentativa falhada na década de 1980, refere a CNN.

O novo avião chinês tem capacidade para realizar até 5.555 quilómetros, e poderá ser usado para as rotas Xangai-Singapura ou Pequim-Banguecoque. Os testes no solo, aos controlos e aos sistemas hidráulicos, deverão começar em breve, disse o diretor da Comac, Jin Zhuanglong, citado pela Reuters. O teste de voo está marcado para 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR