Imagine o cenário: passa o dia todo a controlar-se, a evitar o bombom de chocolate depois de almoço ou as bolachas a meio da tarde; eis que chega a noite e, mesmo antes de se ir deitar, a fome aperta. A pergunta chave esta: o que podemos comer antes de irmos dormir?

O espanhol El País colocou a mesma questão e, numa tentativa de esclarecer dúvidas, consultou diferentes especialistas. É o caso de Kelly Allison, diretora do Centro de Peso e Transtornos Alimentares, da Escola de Medicina da Universidade de Pennsylvania. É ela quem diz que, regra geral, as pessoas tendem a escolher os alimentos mais calóricos quando estão cansadas. A nutricionista Mar Mira é da mesma opinião e adianta que o stress pode ser responsável pela falta de apetite. A isso acrescenta-se mais um conselho — o de comer três horas antes de ir para a cama, de modo a evitar más digestões ou alterações do sono.

Mas o que fazer, então, quando o estômago parece rosnar de fome? A resposta passa pela procura de alimentos que potenciem um estilo de vida saudável, palavra do médico Ignacio Sajoux da Pronokal Group, empresa apostada em promover a perda de peso.

Sajoux sugere dois iogurtes, de preferência com baixo teor de gordura, o que implica a ingestão de 10 gramas de proteína — uma proposta que pode ajudar a controlar a sensação de fome. Ou, então, um copo de leite magro, que fornece triptofano (aminoácido que promove a serotonina), ou uma porção de queijo com pouca gordura. A nutricionista Mar Mira, por sua vez, fala noutras opções: três ou quatro fatias de fiambre, peru ou frango.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Refira-se ainda que, segundo um estudo da Universidade Estatal de Flórida, consumir 150 calorias de proteína 30 minutos de antes de ir dormir ajuda a controlar o apetite pela manhã, mas também a estimular o metabolismo e a recuperar de treinos duros, entre outros efeitos positivos.

Por outro lado, o sono é o único momento em que uma pessoa não tem de fazer coisas que requeiram energia, diz Michael Ormsbee, diretor do Instituto de Ciências do Desporto e Medicina da Universidade Estatal da Flórida. É nesse período de tempo que o “corpo está preparado para trabalhar na renovação celular (…) Por esse motivo aconselha-se um pequeno snack de proteínas antes de se ir dormir, uma vez que [isso] ajuda a manter um fluxo constante de proteína no sangue, o que pode contribuir para construir e reparar o tecido muscular enquanto dorme”.

Dito isto, bom apetite e bons sonhos.