O Presidente da República disse esta sexta-feira que a TAP é uma matéria que compete exclusivamente ao Governo, mas lembrou que a companhia aérea é muito importante e tem de ser rentável.

“É matéria que compete totalmente ao Governo fazer as negociações que entende que deve fazer, tendo presente que a TAP é uma companhia muito importante para o nosso país, principalmente pelos turistas que traz para Portugal e, para isso, tem que ser rentável”, afirmou o chefe de Estado, que falava aos jornalistas à margem de uma visita que efetuou esta tarde à empresa Science4You, instalada no MARL, no concelho de Loures.

Caso contrário, acrescentou ainda Cavaco Silva, tal como aconteceu em outros países da Europa, “a União Europeia para autorizar a injeção de fundos requer despedimentos muito elevados e o encerramento de rotas”.

Também esta sexta-feira, António Costa afirmou em Bruxelas que o Estado retomará a maioria do capital da transportadora aérea TAP, mesmo que as negociações não cheguem a bom porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR