A Google está a testar um novo método de login onde os utilizadores dos seus serviços (como o Gmail, por exemplo), não precisam de palavra-passe para aceder às suas contas. A revelação foi feita por um utilizador do Reddit, Rohit Paul, que descreveu os detalhes do método na comunidade android do próprio Reddit. A empresa já confirmou os testes, em comunicado enviado à NBC News:

“Convidámos um pequeno grupo de utilizadores a ajudarem-nos a testar uma nova forma de fazer login nas suas contas, sem ser necessária palavra-passe. Pizza, password e 123456: os vossos dias estão contados”, escreveram os responsáveis da empresa, brincando com algumas das palavras mais usadas (e menos seguras).

Neste novo método, os utilizadores precisam apenas de digitar o endereço de email: a partir daí, recebem no smartphone ou tablet uma notificação, que lhes pede para confirmarem a tentativa de login – não precisando, assim, de escrever a palavra-passe. Para tal é preciso, claro, que o número de telefone esteja associado à conta Google. A nova maneira de fazer login assemelha-se à imagem partilhada na conta da CNBC International no Twitter:

O método, se chegar à maioria dos utilizadores, pode ser especialmente útil para os que têm passwords mais longas ou complicadas de decorar (e escrever), ou simplesmente para aqueles que tentam, num determinado momento, fazer login a partir de um suporte que não o seu: o do computador ou telemóvel de um amigo, por exemplo.

Por agora está apenas disponível para convidados e a Google ainda não deu qualquer indicação sobre quando pretende (se é que pretende) torná-lo acessível aos utilizadores comuns, relata a NBC News. Mas, caso a empresa o faça, os utilizadores deverão poder continuar a fazer login de forma habitual, se o preferirem: ficam simplesmente com mais opções.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR