Quando a Torre Eiffel foi inaugurada para a Expo 1889, os engenheiros de todo o mundo ficaram impressionados como a construção conseguiu redefinir o espaço urbano de Paris. Em menos de um ano, o sucesso comercial da atração já tinha pago o investimento na sua construção, segundo explica o jornal Daily Mail.

O “efeito Torre Eiffel” inspirou outras cidades do mundo a investir em grandes construções, como foi o caso de Londres, que em 1890 abriu um concurso para a escolha de um projeto de uma torre similar ao monumento francês, que seria construído no Wembley Park.

O vencedor foi o projeto assinado por Stewart, Maclaren and Dunn. Parecido com a Torre Eiffel, teria 65 metros a mais que o monumento francês, seria feito de aço construído sob uma base octogonal, e contaria com quatro elevadores, duas plataformas de observação, um hotel de 90 quartos e um observatório astronómico.

A construção da torre chegou a ser iniciada, mas após a falência da empresa responsável pelo projeto e com a descoberta de diversas falhas na estrutura do monumento, o projeto foi abandonado em 1899 e a secção da torre que já estava parcialmente construída foi demolida entre 1904 e 1907. No local, encontra-se atualmente o Wembley Stadium.

Todos os desenhos enviados para o concurso do hipotético monumento foram reunidos no documento “Descriptive Illustrated Catalogue of the Sixty-Eight Competitive Designs for the Great Tower for London”, disponível no site archive.org, e a publicação Visual News recuperou algumas das propostas presentes no registo.

Veja na fotogaleria acima algumas das imagens dos projetos enviados para o concurso da “Torre Eiffel inglesa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR