Foi descoberta uma extensa falha de segurança na Internet que pode possivelmente afetar dezenas de milhares de aparelhos, aplicações ou serviços.

Foi uma equipa da Google que fez a descoberta publicando-a num blog que explica que, devido à natureza deste bug, não se pode calcular a real dimensão do problema. No entanto, sabe-se que esta falha está localizada num código frequentemente utilizado e que, por isso, pode ser aproveitado para aceder a computadores, routers de Internet ou outros aparelhos conectados on-line, tudo por controlo remoto. No mesma publicação refere-se que um grupo de engenheiros do Google e da empresa de tecnologia Red Hat já lançou um “patch” para corrigir a falha.

No entanto, como explica a BBC, não há ainda conhecimento de ataques informáticos através deste bug mas o canal cita especialistas que consideram “quase certo” que alguns hackers irão tentar entrar nos dispositivos por esta espécie de brecha.

Em concreto, a falha de segurança está no sistema de glibc, que é um software livre que inclui uma biblioteca ou armazém de códigos que é muito utilizado pelos dispositivos ligados à Internet. Uma das funções deste programa é a busca de domínio. Ou seja, quando o computador, ou outro aparelho, converte o típico domínio da web (que começa com “www”), encontra o respetivo endereço IP permitindo o acesso aos sites e serviços.

Este código de busca do glibc contém uma falha que pode ser ser aproveitada por hackers para criar códigos maliciosos na memória dos dispositivos utilizados. Assim, controlar o aparelho remotamente torna-se um processo potencialmente simples.

No mesmo artigo, esclarece-se que, tal como já foi dito, a dimensão do problema é difícil de determinar enquanto os engenheiros que analisam a situação não chegarem a nenhuma conclusão. No entanto, mesmo que se chegue a essa conclusão, não será divulgada por razões de segurança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR