O ambiente em França está tenso e o Governo deixou um aviso na manhã desta quarta-feira: as autoridades podem legalmente recorrer ao uso da força para travar as greves nas refinarias, que estão a deixar as bombas de abastecimento de combustíveis sem stocks.

Em entrevista ao canal de televisão France 2, o ministro da Justiça, Jean-Jacques Urvoas, defendeu que os bloqueios que estão a afetar todas as oito refinarias do país são conduzidos por uma minoria de trabalhadores e estão a prejudicar a economia francesa. Por isso, “as autoridades podem legalmente usar a força para acabar com os bloqueios das refinarias, se isso for necessário”, avisou.

Além disso, o ministro garantiu que “não há qualquer risco de escassez de gasolina, graças aos stocks substanciais de combustíveis do país”.

Francis Duseux, que lidera o organismo que supervisiona a indústria petrolífera francesa, assumiu também esta quarta-feira que o país já está a recorrer às reservas de combustíveis para contornar os impactos dos bloqueios nas refinarias. Em declarações à rádio RMC, confirmou que o Governo aprovou a utilização dos stocks nos últimos dois dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, reforçou que França tem reservas para três meses. Francis Duseux admitiu que a situação está “tensa” e atribuiu a necessidade de recorrer às reservas a um movimento de pânico, com a consequente corrida às bombas.

Ao início desta manhã, a polícia de intervenção teve de agir em Douchy-les-Mines, no norte de França, perante grevistas que bloquearam um depósito de combustíveis durante vários dias. Segundo a Bloomberg, esta manhã as oito refinarias de França estavam todas bloqueadas e a escassez de combustíveis já se sente em muitos postos de abastecimento.

Os manifestantes exigem que o Governo recue nas alterações que quer introduzir no Código do Trabalho. A CGT tem mesmo apelado a que a greve se alastre a todos os setores do país. Nos próximos dias, os palcos de tensão devem multiplicar-se. Segundo o Le Figaro, espera-se que a ação da CGT chegue aos transportes aéreos e ferroviários, com perturbações nos serviços entre hoje e amanhã.