O grupo parlamentar do Partido Popular Europeu (PPE — que junta partidos de centro-direita da União Europeia) leva esta terça-feira uma proposta ao Parlamento Europeu para oferecer a todos os jovens europeus um bilhete para um Interrail ao completarem 18 anos. Trata-se de uma medida para aumentar o “espírito europeu”, explica o eurodeputado Manfred Weber, autor da proposta.

“A União Europeia deve dar-lhes [aos jovens] meios para descobrir quem são os seus vizinhos e que oportunidades podem proporcionar-lhes outros Estados membros”, sublinha o eurodeputado, citado pelo El Mundo. Para Weber, a oferta de um bilhete para o Interrail a todos os jovens de 18 anos da Europa representa “a oportunidade de descobrir a diversidade da Europa, e promoveria as viagens em Interrail como forma pragmática de reduzir a pegada de carbono da Europa”.

O Interrail é um passe que permite andar de comboio por 30 países da Europa durante um determinado período de tempo (que pode ir de cinco a 30 dias) e custa entre 200 e 479 euros.

De acordo com o texto da proposta apresentada, citado pelo El País, “os populismos e a desinformação ameaçam a Europa”, e os “jovens têm um papel fundamental para atuar como contrapeso, e a UE tem de lhes permitir descobrir quem são os seus vizinhos”. “A mobilidade dos jovens é essencial para promover o sentido de pertença à Europa”, esclarece a proposta, que chega numa altura em que eventos como o Brexit estão a contribuir para o afastamento dos ideais comunitários.

A proposta inclui ainda o transporte gratuito para os jovens da Estónia, Letónia, Lituânia, Chipre e Malta, que não estão incluídos no sistema do Interrail, até um país que faça parte da rede. O grande desafio é o custo da medida. Os meios de comunicação alemães apontam para um custo de cerca de 1.500 milhões de euros por ano, só com os bilhetes. Os jovens teriam de pagar todas as restantes despesas. Resta saber se o Parlamento Europeu aprova a proposta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR