A Câmara de Barcelona vai voltar a multar as plataformas de alojamento Airbnb e HomeAway, desta vez em 600 mil euros cada, acusando-as de promoverem o arrendamento clandestino e com fuga aos impostos. A mesma presidente da Câmara, Ada Colau, multou, também, três bancos espanhóis alegando que estavam a manter apartamentos vazios deliberadamente, por especulação imobiliária.

“Não é aceitável que haja milhares de apartamentos a operarem ilegalmente, sem licença, sem pagar impostos e a causar danos”, afirmou a presidente da Câmara Ada Colau, antiga ativista contra os despejos após a crise imobiliária. A multa castiga as plataformas por, argumenta a Câmara, estarem nos sites e nas app das plataformas anúncios a apartamentos para turistas, sem licença, para aluguer de curto prazo.

Esta não é a primeira vez que a Câmara de Barcelona multa as duas plataformas. Já em julho de 2015 a Airbnb e a HomeAway tinham recebido multas de 30 mil euros por terem anúncios que não continham o número de licença para arrendamento turístico. Como recorda o Financial Times, na altura a HomeAway pagou a multa mas a Airbnb apresentou recurso.

Continua, contudo, a ser possível encontrar muitas casas e quartos sem qualquer indicação de licença, o que é obrigatório na legislação catalã. Daí que a nova multa tenha ido para o máximo previsto na lei: 600 mil euros. A Airbnb já adiantou que vai, uma vez mais, recorrer da multa, dizendo-se “triste” com a decisão da Câmara.

Ada Colau foi notícia esta semana, também, com a notícia de que iria multar em mais de um milhão de euros três bancos espanhóis – Santander, BBVA e Sareb (este último o banco mau que foi criado na crise imobiliária) por terem no seu balanço apartamentos vazios há mais de dois anos, algo que a Câmara considera ser uma tática para fazer especulação de preços em algumas zonas mais procuradas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR