O aeroporto de Barcelona esteve em alerta esta manhã devido à deteção de uma fuga radioativa num avião. De acordo com o El País, foi detetado um pequeno “derramamento” de uma das bagagens de um avião com origem em Zurique, na Suíça, com 127 passageiros e cinco tripulantes a bordo.

A Aena, o gestor aeroportuário espanhol, assegurou que ativou o protocolo de segurança, mas falou num incidente “menor” e que não paralisou a atividade na infraestrutura aeroportuária. Ainda assim, todos os serviços de emergência foram ativados para descartar qualquer risco.

O incidente foi detetado às 10h20 locais desta terça-feira, menos uma hora em Lisboa, quando foi encontrado um derrame vindo de uma mala que transportava material médico, num voo da Air Baltic. Segundo a imprensa espanhola, poderá tratar-se de material usado em tratamentos oncológicos. As primeiras informações indicam que a caixa de cartão que protegia o material estaria danificada.

Na rede social X, antigo Twitter, a Proteção Civil indicou o fim da operação, após “as medições terem dado zero” e considerar, por isso, que não havia riscos de segurança. “Portanto confirma-se que a área é segura e o alarme geral do aeroporto está desativado”, partilhou poucos minutos depois do 12h30 (hora de Lisboa).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Proteção Civil ativou “os planos de emergência AEROCAT [Plano de Emergências Aeronáuticas da Catalunha] e RADCAT [Plano Especial para Emergência Radiológicas da Catalunha]”. Foram mobilizadas 13 corporações de bombeiros, incluindo uma equipa do Grupo de Riscos Tecnológicos, que analisou o avião.

Mesmo considerando nos primeiros momentos que o derramamento terá sido de “baixa intensidade”, os passageiros estiveram em confinamento numa sala do aeroporto até serem descartados riscos.

Os Mossos d’Esquadra, a polícia local, abriram uma investigação para analisar o incidente.

(Atualizada às 13h12)