Tornado célebre, na década de 1980, enquanto líder da banda The Smiths, o cantor Morrissey foi recentemente actuar a Detroit, a pátria do sector automóvel estadounidense, e aproveitou a oportunidade para promover uma causa de que é há muito defensor: os direitos dos animais.

Segundo noticia a revista norte-americana Billboard, citando o jornal Detroit Metro Times, o artista britânico escreveu uma carta a Mary Barra, CEO da General Motors, instando-a a que faça com que a empresa que dirige passe a utilizar couro vegetal, e não animal, nos seus modelos de carácter mais ambientalista: os Chevrolet Volt e Bolt (este último o “primo-direito” do Opel Ampera-e, o novo eléctrico que chegará a Portugal já no início de 2017). Nomeadamente nos seus interiores e, mais concretamente, no volante e na alavanca de comando da caixa de velocidades.

Na missiva, Morrissey, assumindo que estas propostas se destinam a clientes eco-conscientes, sublinha que um leque de opções totalmente “vegetariano” só poderia aumentar o respectivo apelo junto do seu cliente-alvo. E aproveitou, ainda, para salientar que “uns espantosos 51% das emissões globais de gases causadores de efeito de estufa têm origem na pecuária”. O cantor recorda que “as peles dos animais também têm de ser tratadas com uma amálgama de químicos tóxicos, de forma a evitar a respectiva decomposição, ao mesmo tempo que a eliminação dos curtumes envenena cursos de água vitais”.

Esta acção do ex-líder dos Smiths integra-se na mais recente campanha da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), associação não governamental de defesa dos direitos dos animais fundada em 1980, com mais de dois milhões de activistas e um orçamento anual próximo dos 30 milhões de euros.

Morrissey lembrou ainda um dos mais recentes relatórios da organização, que salienta a crueldade e as brutais condições a que são sujeitos, em ranchos brasileiros, os animais cuja pele é depois fornecida a marcas como a GM, a Toyota ou a VW. A Tesla – quem mais poderia ser? – já utiliza couro vegetal nos seus modelos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR