Os Serviços de Vigilância Geral e Segurança da Holanda da (AIVD), ou seja, os serviços secretos holandeses, lançaram um desafio dirigido “a todos que queiram exercitar o pensamento lógico e sistemático”. O desafio foi criado pelos decifradores de códigos e as respostas ao problema podem ser entregues até 16 de janeiro às 23h59 no site da instituição. É o terceiro ano consecutivo que a AIVD lança um desafio no Natal, à semelhança do que acontece com outras instituições de segurança internacionais. O primeiro teve a adesão de apenas 27 pessoas, mas o ano passado houve 1.600 participações.

O desafio está num documento com doze páginas repletas de contas matemáticas e jogos de palavras. Os agentes secretos esclarecem, no entanto, que não é preciso um conhecimento matemático muito aprofundado nem ser um especialista em criptologia para conseguir responder às 26 questões: “Basta que se seja criativo e perseverante”.

A primeira pergunta do documento, que pode consultar aqui, é: “Como se deve concluir de forma adequada a seguinte sequência? Início/ Aster (flor) / Touro / Inerte / Cena”. Outra das perguntas é: “Onde encaixa a Holanda nas seguintes listas? A – Irlanda, Suécia, Reino Unido, França, Luxemburgo, Israel, Dinamarca, Noruega, Alemanha. / B – Malta, Portugal, Luxemburgo, Bélgica, Espanha, Itália, Polónia, França, Alemanha”. Há também referências às histórias do Senhor dos Anéis, questões puramente matemáticas e algumas mais ligadas à física.

Certo é que ainda ninguém, nem mesmo as equipas de quatro pessoas que se submeteram ao teste, conseguiu responder acertadamente a todas as questões dadas pelo AIVD. Se está disposto a tentar, baixar aceder ao link aqui em cima e descarregar o formulário: o primeiro documento PDF é o enunciado do desafio (talvez vá precisar da ajuda de um tradutor) e o segundo documento é a folha de resposta. Um aviso: os agentes estão a pedir que não haja discussão em fóruns ou blogs sobre as respostas para que haja “igualdade de oportunidades” para todos que queiram participar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR