Um asteroide gigante, com uma dimensão próxima à de um prédio com dez andares, passou muito perto da Terra no passado domingo. O corpo celeste esteve a 193 mil quilómetros da Terra, distância menor do que aquela que separa o nosso planeta e a Lua, cerca de 300 mil quilómetros.

O “AG13” foi observado pela Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos da América, tinha entre 15 a 34 metros de comprimentos e movia-se a 16 quilómetros por segundo. Este asteroide atravessa as órbitas de Vénus e da Terra. “Moveu-se muito rápido, muito perto de nós“, relatou o astrónomo Eric Feldman, citado pelo Daily Mail.

Este fenómeno — de um asteroide passar tão próximo da Terra — não é incomum. Só durante janeiro são esperadas 38 “aproximações” de asteroides, de acordo com o programa “Near Earth Object” da NASA. Mas este fenómeno pode ser uma ameaça. Em 2013, um meteoro de 17 metros atingiu a região de Chelyabinsk, na Rússia, ferindo mais de mil pessoas.

Recentemente, a Casa Branca revelou um documento oficial, o “National Near-Earth Object Preparedness Strategy”, para que os norte-americanos saibam como lidar com a ameaça de um asteroide poder atingir a Terra a qualquer altura, já que ninguém está preparado para esta eventualidade. A NASA procura, ainda, formas de intercetar estas ameaças vindas do espaço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR