A polícia da província chinesa de Hunan deteve o gestor de uma mina de carvão por suspeitas de relatar de forma insuficiente o número de mortos devido a uma explosão esta semana.

A agência oficial Xinhua noticiou hoje que o número de mortos subiu para 10 depois de os investigadores encontrarem um mineiro que tinha sido listado como “ferido” na explosão de terça-feira. A agência informou que a polícia deteve um homem de apelido Liu por suspeitas de encobrir a morte.

Inicialmente as autoridades da mina de carvão Zubao disseram que nove das 29 pessoas que trabalhavam na mina tinham morrido. Explosões de gás em minas ocorrem frequentemente quando uma chama ou uma faísca elétrica se geram na camada carbonífera.

Três membros do governo local estão também em investigação.

As minas na China, o maior consumidor e produtor de carvão do mundo, são pouco seguras, apesar das promessas do Governo de melhorar os padrões de segurança no trabalho e encerrar instalações desatualizadas. Mais de 500 trabalhadores morreram em acidentes em minas em 2016, de acordo com estatísticas do Governo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR