Os três principais partidos da oposição, o Ciudadanos, o PSOE e o Podemos, uniram-se para criar uma comissão para investigar o financiamento ao PP de Mariano Rajoy que está no governo de Madrid. A informação foi avançada pelo deputado Ciudadanos, Juan Carlos Girauta, depois do partido que viabilizou a investidora do Executivo de Rajoy ter estado muito perto da rutura com o PP, na sessão do congresso desta quarta-feira, conta o El País.

A criação de uma comissão para investigar os escândalos de corrupção que abalam o PP espanhol ficou prevista no pacto anti-corrupção fechado entre o Ciudadanos e o PP e que foi condição para viabilizar o Governo de Mariano Rajoy que saiu das segundas eleições legislativas em menos de um ano.

No entanto, o presidente do Governo espanhol terá desvalorizado esta iniciativa durante uma intervenção parlamentar esta quarta-feira. O seu “aliado”, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, voltou-se para os partidos da oposição e conseguiu o apoio do Podemos e do PSOE para criar uma comissão de investigação, uma espécie de comissão parlamentar de inquérito, ao financiamento ilegal do Partido Popular, excluindo o PP.

“Peço que cumpra a sua palavra porque, com ou sem você, será posta em marcha a comissão de investigação à caixa B (saco azul) do PP. Vamos investigar o saco azul do PP porque não tem a maioria absoluta e há uma maioria parlamentar a favor”.

Este foi o aviso feito esta quarta-feira de manhã por Rivera a Rajoy depois de ouvir o presidente do Governo espanhol procurar desviar a comissão de investigação do que tinha sido o compromisso assumido com o Ciudadanos, quer introduzindo outros objetos para debate, quer tentando levar a iniciativa para o Senado onde o PP tem maioria absoluta. Em causa estão 20 anos de suspeitas de irregularidades no financiamento ao PP que envolvem vários dirigentes do partido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR