Testes

Consegue resolver um teste de História de 1968 para a 4ª classe?

905

Reis e tratados, cognomes e casamentos, Descobrimentos e conquistas. Consegue resolver um teste de História com quase cinquenta anos? Sente-se numa sala de aula de outros tempos e descubra.

Wikimedia Commons

As salas de aula estavam forradas com fotos de Salazar e Portugal regia-se pelos três pilares: Deus, Pátria e Família. Junto do quadro de xisto, ou ao pé da secretária onde muitos professores mantinham a temida “menina dos cinco olhos”, havia uma cruz de Cristo. Era assim uma sala de aula típica dos tempos da Ditadura. Em dias de exame, rapazes e raparigas calçavam os melhores sapatos, punham camisas bem passadas a ferro e exibiam meias novas aos colegas.

Já lá vão quase quarenta e três anos desde que o regime ditatorial foi derrubado. Mas tem circulado na Internet, onde o passado persiste e o presente se vai criando, um teste de História de 1968 cheio de questões sobre a monarquia em Portugal que foi entregue à 4ª classe. Fala de tratados e de bulas, de reis e de casamentos, de leis e de conquistas.

Será que agora, quase cinquenta anos depois da criação desse teste, ainda sabemos responder àquelas perguntas?

Descubra aqui em baixo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site