790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Juiz nomeado por Trump reitera críticas ao Presidente: ataques à Justiça são "desmoralizadores"

Este artigo tem mais de 5 anos

Neil Gorsuch, o juiz conservador escolhido por Donald Trump para ocupar a vaga em aberto no Supremo, reiterou as críticas feitas ao Presidente na sequência dos ataques de Trump ao sistema judicial.

i

MICHAEL REYNOLDS/EPA

MICHAEL REYNOLDS/EPA

O juiz conservador escolhido por Donald Trump para o Supremo Tribunal, Neil Gorsuch, reiterou na terça-feira as críticas que já tinha feito ao Presidente norte-americano em privado. Desta vez, e durante a audição com os senadores que devem confirmar a nomeação do juiz, Gorsuch foi taxativo: os comentários de Donald Trump sobre os juízes e sobre o sistema judicial são ofensivos e desanimadores.

“Quando alguém critica a honestidade ou integridade ou os motivos de um juiz federal, eu considero isso desanimador. Eu considero isso desmoralizador. Porque eu conheço a verdade”, afirmou Neil Gorsuch, citado pelo The Washignton Post.

Recorde-se que, logo em fevereiro, o juiz confidenciou a Richard Blumenthal, senador democrata eleito pelo Connecticut, que os sucessivos ataques do presidente dos Estados Unidos à justiça americana e aos tribunais eram “desmoralizadores”.

As declarações de Neil Gorsuch foram mais tardes confirmadas por Ron Bonjean, membro da equipa do próximo juiz do Supremo Tribunal Federal, e surgiram depois de Donald Trump ter chamado “pseudo-juiz” a James L. Robart, de Seatle, que ordenou o veto temporário ao decreto anti-imigração do presidente dos Estados Unidos.

Desta vez, e durante a audição no Senado norte-americano, Neil Gorsuch não se escusou a responder às perguntas de Richard Blumenthal, repetindo as críticas que fizera em privado. Desafiado a concretizar as críticas a Donald Trump, o magistrado preferiu não dizer mais. “Eticamente, fui o mais longe que podia”.

Neil Gorsuch é conhecido pelas suas posições pró-vida e contra a eutanásia. Uma das expectativas em torno do futuro juiz do Supremo Tribunal é perceber de que modo um magistrado conservador pode fazer pender a balança para os republicanos no que diz respeito aos direitos, liberdades e garantias dos norte-americanos, como por exemplo o direito à interrupção voluntária da gravidez — em 1973, o Supremo Tribunal decidiu favoravelmente num caso que ficou conhecido como Roe contra Wade.

Ora, na terça-feira, perante os senadores norte-americanos, Neli Gorsuch foi desafiado a esclarecer se alguma vez Donald Trump o tinha abordado no sentido de eventualmente reverter a decisão. A resposta do magistrado foi perentória: “[Se o Presidente o tivesse feito], eu teria saído pela porta fora. Não é isso que um juiz faz”, respondeu o norte-americano.

Os juízes do Supremo Tribunal de Justiça — nove, no total — são nomeados de forma vitalícia pelo Presidente dos Estados Unidos, mas estão sujeitos à confirmação pelo Senado. Historicamente, o Supremo, enquanto intérprete da Constituição norte-americana, tem desempenhado um papel fundamental na definição dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, nomeadamente no que diz respeito a questões raciais, de liberdade de expressão ou, por exemplo, de direito à interrupção voluntária da gravidez.

Com a morte de Antonin Scalia, em fevereiro de 2016, o Supremo Tribunal de Justiça ficou dividido entre quatro juízes conservadores e quatro juízes liberais, sendo que um dos juízes, Anthony Kennedy, conservador, acompanhava as decisões dos liberais em questões fundamentais, como no casamento gay. Para preencher a vaga, Barack Obama nomeou Merrick Garland, um juiz liberal moderado, mas os republicanos usaram a maioria no Senado para travar esta nomeação. O impasse durou até ao fim do mandato de Obama e coube a Trump escolher o sucessor de Scalia.

Como explicava aqui o Observador, quando traçou um pequeno perfil de Gorsuch, antes de ser nomeado para o Supremo, o norte-americano era juiz do Tribunal de Recurso pelo 10º circuito, cargo para o qual foi escolhido em 2006 pelo presidente George W. Bush. Na altura, foi confirmado pelo Senado sem problemas, o que poderá ser um bom indicador para os tempos que se aproximam. Doutorado em direito pela Universidade de Oxford, Gorsuch é um originalista — nome dado aos juízes que defendem uma interpretação mais literal da Constituição americana, tal como foi Antonin Scalia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora