Portugal vai repor o controlo das fronteiras durante a visita do Papa Francisco a Fátima, avança o Expresso. Trata-se de uma medida excecional para garantir a segurança do líder da Igreja Católica durante a curta passagem de Francisco por Portugal.

A abertura das fronteiras (prevista no acordo de Schengen) será suspensa entre as 00h do dia 10 e as 00h do dia 14 de maio. Durante esses dias, vai ser restabelecido o controlo documental a todos os que entrem em Portugal, medida que se junta ao forte dispositivo policial que estará de serviço em Fátima.

Ainda de acordo com o Expresso, terá sido o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras a propôr o fecho das fronteiras ao Ministério da Administração Interna. O Conselho de Ministros aprovou a medida esta manhã. Portugal terá de informar a União Europeia da decisão pelo menos dez dias antes da introdução da suspensão temporária.

Governo garante que visita do papa a Fátima terá cuidado especial na segurança

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não é a primeira vez que Portugal encerra temporariamente as fronteiras ao abrigo do acordo de Schengen. Em 2010, durante a cimeira da NATO, e no Euro 2004 também foram encerradas as fronteiras.

A visita do Papa Francisco a Portugal tem estado a ser preparada com “cuidado especial” do ponto de vista da segurança e logística, garantia a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, no final do ano passado.

Francisco será o quarto papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI – 50 anos das aparições -, João Paulo II (12-15 de maio de 1982, 10-13 de maio de 1991 e 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).