Logo Observador
Sono

Dorme oito horas e acorda cansado? Conheça as quatro razões

850

Acordar cansado mesmo depois de dormir as horas aconselhadas é uma queixa frequente. O canal do YouTube AsapSCIENCE tem a resposta para isso.

Mitchell Moffit e Gregory Browns, os autores do vídeo, são ambos licenciados em biologia

George Marks/Retrofile/Getty Images

Um adulto deve dormir, em média, entre sete a nove horas por dia, número que vai variando consoante a idade, como já o dissemos anteriormente. Desde os que só conseguem dormir quatro horas aos que chegam a dormir 12, a queixa é geral: o cansaço permanece. Mas existem razões para isso.

Estar cansado e sem dormir diminui grandemente todas as nossas funções cognitivas — a tomada de decisões, o nosso julgamento e a capacidade de nos ligarmos aos outros. A maior parte das vezes não sabemos que estamos cansados”, constatou Arianna Huffington numa entrevista ao Observador no início deste ano.

Os criadores do canal do Youtube AsapSCIENCE, têm a resposta. Mitchell Moffit e Gregory Browns são ambos licenciados em biologia e publicaram um vídeo com as quatro razões que fazem com que o cansaço permaneça mesmo depois de várias horas de sono. Chama-se “Why Are You Always Tired?” (“Porque é que estás sempre cansado?, em português) e conta com mais de dois milhões de visualizações.

Pouco exercício e vida sedentária

O exercício físico pode cansar. Mas é um cansaço temporário. A longo prazo, a sua prática regular contribui para a diminuição do cansaço. Por isso, o sedentarismo é uma das causas pelas quais o cansaço persiste mesmo depois de várias horas de sono. Aliás, o exercício físico é o “medicamento” recomendado para acabar com problemas de fadiga e o mais indicado para pessoas com estilos de vida demasiado sedentários.

A introdução de exercício físico no dia-a-dia vai atuar na redução do cansaço a dois níveis. Não só o sono se torna mais reparador como contribui para um aumenta da energia.

Muito café antes de dormir

O café é tanto solução e causa do cansaço. É muitas vezes usado para despertar e aliviar a fadiga mas na hora de dormir tem um impacto muito negativo no sono.

E não acontece apenas quando o café é tomado imediatamente antes de ir dormir. A cafeína tem um poderoso efeito que se pode prolongar até seis horas. Por isso, a fadiga pode ser aliviada no momento mas, ao acordar, o cansaço vai ser superior. Isso acontece porque a energia não anula os efeitos do cansaço apenas disfarça-os. O cansaço permanece e é acumulado, fazendo com que o auge do cansaço seja atingido durante o sono.

Muito álcool e pouca água

O hábito de beber álcool às refeições pode também ser a causa do cansaço. Quando consumida antes de dormir, uma bebida alcóolica não tem tempo suficiente de se metabolizar corretamente. Mesmo depois desse processo, o álcool causa nervosismo e dificuldades em descansar.

O álcool aliado ao pouco consumo de água aumenta ainda mais a fadiga. A falta de hidratação causa fraquezas e falta de concentração.

Problemas de saúde

A última razão diz respeito a cada indivíduo. Problemas de saúde físicos e psicológicos causam problemas ao nível do sono, que podem atingir proporções mais graves como síndrome da fadiga crónico ou depressão na sequência de privação do sono.

A solução neste caso passa por recorrer a apoio médico ou psicológico.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Família

Três irmãs e um irmão, 4 personalidades distintas

Margarida Corrêa de Aguiar

A companhia dos irmãos pode exercer um papel relevante no nosso futuro – dela retiramos lições que são referências. É uma sorte quando acontece de forma construtiva. Estou contente por ter sido assim.