O padre franciscano Joaquim Carreira das Neves morreu esta sexta-feira em Lisboa aos 83 anos de idade. A informação está a ser avançada pela agência Ecclesia, que cita Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos).

Joaquim Carreira das Neves era um dos mais influentes teólogos portugueses e autor de várias obras ligadas aos estudos bíblicos – entre as quais “As Grandes Figuras da Bíblia”. Para além do estudo sobre os textos evangélicos, Carreira das Neves desenvolveu investigações sobre a pessoa de Jesus e a Cristologia das primeiras comunidades cristãs. Foi ainda professor de Teologia Bíblica na Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Em 2011, em entrevista à agência Ecclesia, Joaquim Carreira das Neves falou da sua batalha contra o cancro, que o deixara várias vezes “às portas da morte”.

Como recupera a mesma agência, Joaquim Carreira das Neves nasceu a 26 de junho de 1934 na Caranguejeira (Leiria) e foi ordenado sacerdote a 13 de julho de 1958. Licenciar-se-ia em Teologia na cidade de Roma, doutorando-se em Teologia Bíblica na Universidade Pontifícia de Salamanca (1967).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente da República manifestou um “grande desgosto pessoal” pela morte do padre Joaquim Carreira das Neves esta sexta-feira em Lisboa, aos 82 anos.

“Tenho um grande desgosto pessoal, era amigo dele há muito tempo, era uma grande figura, um franciscano muito devotado ao ensino, à investigação da bíblia e ao serviço dos outros”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas em Coimbra.

O Presidente da República foi informado da morte de Joaquim Carreira das Neves pelo jornalista da SIC que acompanhou a sessão desta sexta-feira na Faculdade de Medicina e mostrou-se emocionado. “Está a dar-me essa notícia e eu é com muito pesar que tomo conhecimento do desaparecimento de uma figura grande da cultura portuguesa”, frisou Marcelo.