O presidente do conselho de administração do Centro Cultural de Belém (CCB), Elísio Summavielle, fez um balanço “francamente positivo” dos Dias da Música, que terminam neste domingo, com 16 mil bilhetes vendidos até às 16h30. Em declarações à agência Lusa, Elísio Summavielle, afirmou que se regista uma ocupação de cerca de 70% das salas, com muitos concertos esgotados, e estima que até ao final do certame estejam vendidos “cerca de 20.000 bilhetes”, o que justificou “pelos compradores de última hora”.

Os Dias da Música iniciaram-se na passada sexta-feira sob o mote “Letras da Música” e a programação conta com iniciativas para as crianças, oficinas musicais, palestras e 60 concertos, menos 20 que no ano passado. Summavielle destacou a “excelência dos músicos portugueses” que constituem 95% dos participantes.

Relativamente ao tema da edição do próximo ano dos Dias da Música, Elísio Summavielle afirmou que será conhecido no próximo dia 30 de maio, por ocasião da apresentação da nova temporada do CCB.

O responsável realçou a “alta participação das famílias e crianças”, nomeadamente na programação dos “Mini Dias da Música” apresentados na sexta-feira e que culminaram com um concerto no grande auditório, dirigido pelo maestro Pedro Neves, em que foi interpretada a Sinfonia n.º 4, de Joly Braga Santos, e o escritor escolhido foi Fernando Pessoa.

Os Dias da Música encerram hoje com a opereta “Candide ou o otimismo”, de Leonard Bernstein, pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, com o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, dirigidos pelo maestro João Paulo Santos. Esta opereta com libreto de Lillian Hellman,é inspirada no conto filosófico “Cândido” de Voltaire, publicado em 1759, e que, entre outros, se baseia no terramoto que abalou Lisboa, em 1755.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR