Instituto Nacional Estatística

INE. Número médio de filhos por mulher volta a subir em 2016

O número médio de filhos por cada mulher em Portugal voltou a aumentar em 2016, anunciou o Instituto Nacional de Estatística.

No ano passado, atingiu-se o valor de 1,36 filhos por mulher em idade fértil

BRITTA PEDERSEN/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O número médio de filhos por cada mulher em Portugal voltou a aumentar em 2016, anunciou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre 2006 a 2011, “o índice sintético de fecundidade apresentou oscilações entre 1,35 e 1,40, tendo posteriormente descido até 1,21 filhos por mulher em idade fértil, em 2013“, referem as Estimativas de População Residente em Portugal, hoje divulgadas.

No ano passado, atingiu-se o valor de 1,36 filhos por mulher em idade fértil, “o que traduz uma recuperação face aos valores observados entre 2012 e 2015”, acrescenta o INE.

Quanto à esperança média de vida à nascença, no triénio 2014-2016, foi estimada em 80,62 anos para o total da população, sendo 77,61 anos para os homens e 83,33 anos para as mulheres.

Embora as mulheres continuem a ter uma esperança de vida superior, a expectativa de vida de homens e mulheres tem vindo a aproximar-se, com maiores ganhos a registarem-se na população masculina”, aponta o INE.

Na última década a esperança de vida à nascença da população aumentou 2,44 anos, mais 2,80 para os homens e 2,00 anos para as mulheres, reduzindo-se o diferencial entre os dois grupos, de 6,52 para 5,72 anos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site