Estados Unidos da América

EUA. Secretário do Tesouro requisitou jato militar para viajar até à Europa… em lua-de-mel

247

O Secretário do Tesouro dos EUA está a ser investigado: requisitou um jato militar para viajar com a mulher pela Europa em lua-de-mel. Mas não é a única polémica em que aparece envolvido.

MANDEL NGAN/AFP/Getty Images

O Secretário do Tesouro norte-americano Steven Mnuchin está a ser investigado por ter requisitado um jato militar em junho deste ano, avançou esta quarta-feira a ABC News. É que o avião da Força Aérea norte-americana serviria para o transportar a ele e à mulher, a atriz britânica Louise Linton, até à Europa para a lua-de-mel do casal — que incluía viagens à Escócia, França e Itália.

O pedido de requisição do avião militar – que foi inicialmente justificado para garantir que as comunicações oficiais seriam protegidas – acabou por ser cancelado. Isto depois do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos ter considerado que havia outras formas de proteger as comunicações sem precisar de um avião militar durante a viagem do Secretário de Estado norte-americano.

É uma prática considerar uma ampla gama de opções para garantir que ele [Steven Mnuchin] tenha acesso a comunicações seguras durante a sua viagem, na qual se inclui o possível uso de aeronaves militares”, explicou o porta-voz do Departamento do Tesouro.

Steven Mnuchin esteve recentemente envolvido em muitas questões relacionadas com segurança nacional, incluindo a Coreia do Norte, Irão e Venezuela, pelo que se tornou “imperativo” que o Secretário estabelecesse a comunicações seguras, disse esta quarta-feira o porta-voz do Departamento do Tesouro. O mesmo porta-voz confirmou que o Departamento do Tesouro considerou “desnecessário” o uso de um jato militar, depois de ter-se concluído que outros métodos de comunicação segura estavam disponíveis.

Operar um jato deste tipo pode custar cerca de 25 mil dólares (cerca de 20,9 mil euros) por hora, de acordo com a ABC News que cita um porta-voz da Força Aérea norte-americana.

A viagem a Kentucky: para ir ver o eclipse solar?

A lua-de-mel não é a única viagem na qual o Secretário do Tesouro norte-americano está a ser investigado. No mês passado, Steven Mnuchin foi ao estado de Kentucky, também com a mulher, para discursar num evento com o senador Mitch McConnell e visitar as reservas de ouro em Fort Knox. Mas o casal também aproveitou a viagem para ver o eclipse total do sol, que aconteceu no dia 21 de agosto e que atravessou o país da costa oeste à este — o que não se observava nos Estados Unidos desde 1918.

Rich Delmar, conselheiro do Gabinete do Inspector Geral, garantiu ao Financial Times que “estão a analisar todos os requisitos para usar aviões militares”.

Steven Mnuchin, o Mr. Hollywood a quem Trump deverá entregar a pasta do Tesouro

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Medicina

Mãe e avó

Pedro Vaz Patto

A respeitável intenção de ter um filho não pode levar a fazer deste um objeto de um desejo ou de um direito, a satisfazer esquecendo ou ultrapassado o seu supremo bem.

Pobreza

O dia mundial dos pobres, uma hipocrisia?!

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Com o valor, certamente astronómico, da hipotética venda da Pietà, milhões de pobres, que vivem agora na miséria, poderiam ser significativamente ajudados.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site