As autoridades porto-riquenhas estão preocupadas que a barragem de Guajataca, no noroeste de Porto Rico, possa vir a colapsar depois de ter sofrido um “dano na infraestrutura” durante a passagem do furacão Maria. “Atualmente, há uma parte da barragem que partiu e está a verter água. A barragem é feita de betão e de terra. À medida que a água corre e a erosão começa a ocorrer, o meu medo é que desabe”, disse Ricardo Rosselló à CNN.

O governador de Porto Rico explicou que já foi enviado um engenheiro para o local para ser tentar perceber o que é que pode ser feito para diminuir o risco de derrocada.

Na sexta-feira, foram evacuadas cerca de 70 mil pessoas da zona de Guajataca devido ao perigo de cheias, cujo alerta irá permanecer ativo até às 8h15 (13h15 em Lisboa) desta segunda-feira. A maioria da ilha está sem eletricidade ou telemóvel (cerca de 95% dos serviços móveis estão inativos), o que dificulta a comunicação entre as autoridades e os porto-riquenhos. Segundo a CNN, a polícia teve literalmente de andar de casa em casa a alertar a população do aviso de evacuação.

Pelo menos dez pessoas morreram em Porto Rico na sequência da passagem do Maria, que segue agora para a costa este dos Estados Unidos da América.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR