Dubai

Aeroporto do Dubai vai trocar os tradicionais seguranças por um “aquário virtual”

O Aeroporto Internacional do Dubai vai trocar a habitual segurança por um aquário virtual. O objetivo é que as 80 câmaras no seu interior tratem do reconhecimento facial dos passageiros.

AFP/Getty Images

O Aeroporto Internacional do Dubai vai trocar o tradicional controlo feito por seguranças por um “aquário virtual”. A intenção é fazer com que os passageiros atravessem por um túnel de um aquário virtual para serem verificados por 80 câmaras no seu interior, escreve o The National.

Os peixes serão uma maneira de atrair a atenção dos passageiros para que estes olhem assim mais facilmente para as câmaras. Mas não é só: o cenário do túnel pode até ser mudado para outros ambientes ou até anúncios publicitários.

O aspeto deste túnel assemelha-se a esta imagem, como mostra o jornal.

Para isso, os passageiros terão de estar pré-registados antes de atravessarem a passagem. Esse registo será feito por vários quiosques instalados pelo aeroporto, onde se fará o reconhecimento facial. Depois disso o reconhecimento facial é associado ao perfil digital do passageiro e aparecerá a mensagem “tenha uma boa viagem” a cor verde. Se isso não acontecer, irá surgir uma mensagem a vermelho a indicar que são precisas mais verificações de segurança por um funcionário.

A medida surge na sequência de outras já tomadas para facilitar o controlo aeroportuário – ou não estivéssemos a falar de um dos aeroportos com maior tráfego de passageiros a nível internacional. Assim, a intenção a de que as operações de controlo de passageiros seja mais agilizada, mesmo com o controlo a ser feito a uma média de cinco segundos atualmente. Só no último ano passaram mais de 80 milhões de passageiros por este aeroporto.

Os primeiros aquários virtuais devem começar a funcionar no final do verão de 2018, no terminal 3 do Aeroporto Internacional do país. A novidade deverá chegar aos restantes terminais em 2020.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site