O presidente norte-americano Donald Trump vai visitar no próximo mês as Filipinas, numa visita oficial a vários países da Ásia, e vai reunir com o presidente Rodrigo Duterte, que é acusado pela comunidade internacional de matar ilegitimamente milhares de traficantes e consumidores de droga.

De acordo com Sarah Sanders, a responsável de comunicação da Casa Branca, a visita servirá “para reforçar um compromisso de longa data para com os aliados e parceiros dos Estados Unidos e para reafirmar o programa de liderança dos EUA em tornar a região Indo-Pacífica livre e aberta.

Duterte vai organizar a conferência da Associação das Nações do Sudeste Asiático, em Manila. O chefe de estado filipino é duramente criticado pela comunidade internacional pela sua dura política de combate e perseguição ao mercado do tráfico de droga, que já resultou em milhares de mortes ilegítimas.

Donald Trump já falou com Duterte por telefone mas nunca denunciou publicamente as ações do presidente filipino. Em maio chegou a dizer que os dois tinham tido “uma discussão amigável” que abriu portas a um convite para Duterte visitar a Casa Branca. Essa notícia levantou alguma polémica na comunidade internacional por ter sido a primeira vez (em décadas) que um governante acusado de abusos de direitos humanos foi convidado a visitar a Casa Branca.

O então chefe de gabinete Reince Priebus disse que a estratégia de aproximação dos países asiáticos era um passo importante no combate “à ameaça norte-coreana”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR