Chama-se “Smile Mirror“, ou “Espelho-Sorriso“, em português. Foi desenhado especialmente para doentes com cancro. “Especialmente” porquê? Porque este espelho só reflete a imagem da pessoa em questão quando esta sorri para o espelho. A razão, diz o The Guardian, está na ideia de que quando sorrimos — mesmo que seja um sorriso falso — isso nos faz sentir melhor e que o riso pode melhorar a função imunitária e até ajudar-nos a viver durante mais anos.

O espelho é na verdade um dispositivo — tipo tablet — com um ecrã que tem integrado uma câmara de reconhecimento facial e que percebe se uma pessoa está a sorrir ou não. Será esse o fator decisivo para fazer com que o ecrã reflita.

O vídeo da CNN mostra como funciona o produto. Nessa promoção, várias pessoas encaram o espelho. A lógica é simples: sorri e o espelho reflete; pára de sorrir e o espelho “apaga”.

O produto foi desenhado pelo turco Berk Ilhan, que teve a ideia enquanto era aluno numa escola de Artes Visuais em Nova Iorque. Ilhan organizou um portefólio com uma série de produtos que ajudariam a melhorar a qualidade de vida de pacientes com cancro a nível social e emocional. A ideia para o espelho surgiu depois de várias conversas entre Ilhan e oncologistas e pacientes com a doença. O projeto demorou dois anos a ser desenhado, de acordo com a CNN.

O Smile Mirror está estimado para ser vendido entre os 2 mil e 3 mil dólares (isto é, entre 1.697 e 2.545 euros). Segundo o The Guardian, a ideia passará brevemente por um processo de angariação de fundos para que Ilhan consiga produzir mais espelhos destes (e baixar o preço para abaixo de 500 dólares — 424 euros). A ideia é também conseguir doar alguns destes espelhos a hospitais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR