Chefs

Tribute to Claudia: o fim de uma era na gastronomia em Portugal

À 10.ª edição, o festival de 'fine dining' do Vila Joya, em Albufeira, chega ao fim. Entre os dias 10 e 12 de Novembro são servidos os últimos pratos.

Hotel Vila Joya e chef Dieter Koschina: qualquer gourmet ou cozinheiro português não hesitará em concordar que o fine dining em Portugal começou a crescer graças a estes dois nomes. O festival gastronómico “Tribute to Claudia” é uma das criações mais importantes desta dupla e esta sexta-feira, 10 de novembro, começa a sua 10.ª edição (durará até domingo,12). Um pormenor importante: esta será a última vez que este festival se realiza.

O elenco deste ano foi criado com base numa ideia: juntar os chefs que mais proximidade têm com o chef Koschina. No primeiro dia, sexta, o jantar ficará a cargo do histórico chef Eckart Witzigmann e o seu discípulo chef Martin Klein. A eles juntam-se ainda os chefs Jörg Wörther, Tanja Grandits, Michel van der Kroft e Mario Lohninger,

Na refeição de sábado, 11, os maestros vão ser o chef Heinz Reitbauer, Jacob Jan Boerma (que ainda no passado fim-de-semana esteve no Algarve, a cozinhar no Conrad Culinary Extravaganza), o galego Fernando Agrasar, Andrea Berton, Nigel Haworth, Julia Komp e Paul Ivić (que há duas semanas cozinhou no mesmo Vila Joya, a propósito da Rota das Estrelas).

No domingo, dia 12, pratos e talheres mudam de poiso e rumam à praia — que fica literalmente à porta do hotel — para um almoço especial e, segundo a organização, “cheio de surpresas”. Os chefs Peter Knogl, Jens Rittmeyer, Juan Amador, Jacob Jan Boerma, Martin Fauster, Stefan Heilemann, Sven Elverfeld e Peter Hagen serão os responsáveis pela refeição.

O Tribute to Claudia foi criado em 2007 “por duas razões muito especiais”, explica Joy Jung. Primeiro foi para celebrar o 25.º aniversário da unidade hoteleira e depois para homenagear Claudia Jung, mãe de Joy e fundadora do Vila Joya. “[Claudia] foi pioneira neste conceito de boutique hotel combinado com alta gastronomia desde 1982”, explica a gestora.

Escusado será de dizer que em todos os casos o chef Dieter Koschina marcará presença.

A família germânica foi, portanto, a primeira a organizar um festival gastronómico em Portugal com grandes chefs estrangeiros. “Foram 10 anos sempre a pensar no que apelidamos de Food CrEATivity, espírito que perdurará no nosso ADN de forma a continuarmos a proporcionar inesquecíveis e incríveis momentos de gastronomia. Neste momento sentimos que o conceito de festival de gastronomia tem que ser repensado, pois muitos dos eventos existentes são demasiado comerciais e similares. Como tal, achamos que o 10.º aniversário é altura ideal para dizer “au revoir” ao conceito do Tribute to Claudia ao qual dedicamos tanto amor e que obteve tanto sucesso a nível nacional e Internacional, tanto com os nossos clientes bem como com os grandes chefs que por aqui passaram.” diz Joy num comunicado enviado à imprensa.

O Tribute to Claudia foi concebido em 2007 para prestar uma homenagem a Claudia Jung, que inspirou de inúmeras formas o Vila Joya e a sua filha Joy, o Chef Dieter Koschina e a cultura gastronómica portuguesa. Desde então, o meio gastronómico português evoluiu enormemente, culminando com o reconhecimento internacional de 21 restaurantes com estrelas Michelin em 2016.

Os preços dos jantares — que pode consultar na totalidade aqui — oscilam entre os 350€ e os 5 130€ (se incluir estadia).

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: dlopes@observador.pt
Crónica

Meus pais e seus aparelhos eletrônicos

Ruth Manus

Parece que todos os aparelhos eletrônicos que os meus pais compram foram vítimas de algum tipo de maldição que tornou seu funcionamento algo absolutamente anormal. 

Pobreza

Em nome dos filhos

Diogo Prates

Esta é a oportunidade de a direita portuguesa conseguir com um discurso simples mas eficaz apagar de vez a imagem de que a esquerda é a única que se preocupa com os mais pobres e desfavorecidos. Não é

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site