As autoridades moçambicanas apreenderam 75 contentores com madeira ilegal a caminho da cidade da Beira, centro de Moçambique, anunciou fonte oficial.

A madeira estava a ser transportada em 15 camiões e foi apreendida durante uma fiscalização no posto da polícia em Dondo, disse Domingos Cuinda, chefe de fiscalização dos serviços provinciais de Floresta e Fauna Bravia, citado pela Rádio Moçambique.

O produto estava alegadamente sob responsabilidade de uma empresa local, que já não terá licença para a atividade, e os automobilistas, três dos quais estão em fuga, não têm documentos para transportar a madeira.

A madeira apreendida corresponde a 2.080 metros cúbicos e está orçada em 93 milhões de meticais (1,2 milhões). A apreensão vai ser revertida a favor do Estado.

Esta operação sucede a outra, na quinta-feira, em que as autoridades moçambicanas apreenderam 26 contentores de madeira em situação ilegal que circulam por via férrea desde a capital provincial de Tete, no interior centro, até ao porto da cidade da Beira. O Governo estima que Moçambique perca anualmente entre 140 a 187 milhões de euros devido ao contrabando de madeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR