Procurar uma peça específica é cansativo e uma grande perda de tempo, sobretudo em lojas online como a Asos, onde o leque de opções nunca mais acaba. A empresa britânica decidiu, por isso, melhorar o motor de pesquisa da aplicação e acrescentou a funcionalidade de carregar uma fotografia, guardada no telemóvel ou acabada de tirar. Com base nas peças que aparecem na imagem, o site apresenta todas as roupas e acessórios parecidos (uns mais do que outros) disponíveis para compra.

Dos looks das passadeiras vermelhas desta vida àquela fotografia dos brincos da colega do lado (tirada à socapa, naturalmente), o potencial da ferramenta de pesquisa não tem fim. Pode explorar o #ootd da celebridade que segue religiosamente, ou ir mais longe e procurar peças idênticas às dos desfiles das grandes marcas. Já que vale tudo, testámos algumas possibilidades.

Uma sweatshirt básica, às riscas brancas e azuis. Confere, as opções são idênticas, mas também não havia muito que enganar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Agora, um acessório, uma bijuteria comum. A aplicação reconhece a forma, mas dá algumas sugestões um bocado ao lado.

Outra opção: padrões. Flores, frutas, xadrez, pied-de-poulepolka dots — a busca revelou-se muito eficiente. Além de ir buscar todos os padrões florais, ainda percebeu quais as cores pretendidas.

Há quase duas semanas, Emma Stone usou este vestido Louis Vuitton na after party dos Óscares. E se quiser levar um parecido ao casamento da prima? Ora aí está.

Fomos mais longe e a aplicação não se portou lá muito bem. Talvez tenhamos sobrecarregado o sistema. Ainda assim, o primeiro não anda assim tão longe.

Desfile primavera-verão 2018 da Gucci. Não tínhamos grandes esperanças no sucesso desta tentativa, dada a exuberância do coordenado. Mas se vestirmos as quatro primeiras opções todas juntas, talvez fique parecido.

Recomendamos frutas tropicais….

…mas também aves exóticas.

Oops! Não resistimos, mas a aplicação da Asos também não soube lidar.

A nova funcionalidade está disponível apenas na aplicação (não no site), que pode ser descarregada gratuitamente para iOS e Android.