São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe

Divida de São Tomé ultrapassa 400 milhões de euros

A dívida pública são-tomense ultrapassa atualmente os 400 milhões de euros, 60 milhões dos quais representam a dívida do Estado com a Enco, indicou fonte partidária.
São Tomé e Príncipe

Trovoada anuncia cadernos eleitorais atualizados

O primeiro ministro são-tomense anunciou que a Comissão Eleitoral Nacional vai realizar uma nova atualização dos cadernos eleitorais para as eleições legislativas, autárquicas e regionais.
São Tomé e Príncipe

Trovoada acusa oposição de criar instabilidade

O primeiro-ministro são-tomense acusou os partidos da oposição de "manchar o bom nome do país, afugentar investidores, criar clima de medo e de instabilidade".
São Tomé e Príncipe

MNE chinês elogia São Tomé por amizade com Pequim

O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros saudou o regresso de São Tomé e Príncipe à "família de amizade entre China e África", depois de o país ter deixado de reconhecer a independência de Taiwan.
São Tomé e Príncipe

MNE chinês visita São Tomé e Príncipe

O chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, foi recebido à chegada pelo homologo são-tomense, Urbino Botelho, de onde se dirigiram para a cidade, para uma cerimónia de cumprimentos de boas vindas.
São Tomé e Príncipe

São-tomenses formados em hotelaria por portugueses

Quarenta alunos vão receber formação em hotelaria, durante sete meses, ao abrigo de um projeto de capacitação profissional que envolve o Governo de São Tomé e Príncipe e instituições portuguesas.
São Tomé e Príncipe

Eleitos juízes do TC são-tomense

Os cinco juízes do Tribunal Constitucional são-tomense foram eleitos apenas com os votos da maioria parlamentar do partido Ação Democrática Independente.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Polícia expulsa 6 deputados da oposição

O presidente da Assembleia Nacional pediu que expulsassem seis deputados do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe, depois de a sessão parlamentar ter sido interrompida três vezes.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Oposição bloqueia acesso ao parlamento

As entradas de acesso ao parlamento são-tomense foram, esta segunda-feira, bloqueadas pela oposição. O comando da polícia nacional já disse, em comunicado, que a manifestação da oposição é ilegal.
São Tomé e Príncipe

Advogados pedem consenso sobre Constitucional

A Ordem dos Advogados de São Tomé pediu aos órgãos de soberania que cheguem a um consenso sobre a criação do Tribunal Constitucional. A ordem considera que o presidente "não pode promulgar o diploma".
China

Ministro chinês visita Angola e São Tomé

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês vai visitar Angola e São Tomé e Príncipe. A viagem de Wang Yi a África inclui ainda paragens no Ruanda e Gabão.
Marinha Portuguesa

Navios portugueses partem para missão de um ano

363
Os navios da Marinha portuguesa "Zaire" e "Bérrio" partiram para cumprir uma missão de um ano em São Tomé e Príncipe. O ministro da Defesa presidiu à cerimónia de despedida, na base do Alfeite.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. "Presidente rasgou Constituição"

O principal partido da oposição em São Tomé acusou o Presidente da República do país de "rasgar a Constituição". Os partidos da oposição votaram contra a criação de um novo Tribunal Constitucional.
Marinha Portuguesa

Ministro elogia missão da Marinha em São Tomé

O ministro da Defesa elogiou a missão da Marinha Portuguesa em São Tomé e Príncipe. Azeredo Lopes ainda enalteceu as boas relações entre Portugal e aquele país africano.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Presidente quer dar espaço aos cidadãos

Presidente são-tomense apela ao Governo do primeiro-ministro Patrice Trovoada para "alargar os espaços de liberdade de intervenção popular" e "devolver mais o poder político e económico ao povo".
São Tomé e Príncipe

S. Tomé. Presidente nega ter violado constituição

O Presidente da República são-tomense rejeitou a acusação de ter violado a constituição do país. Em causa está a promulgação de um decreto para a criação de um novo Tribunal Constitucional.
São Tomé e Príncipe

Governo veta novo Tribunal Constitucional

O Supremo Tribunal de Justiça de São Tomé e Príncipe considerou ilegal a decisão do presidente do país e promulgar a criação de um novo Tribunal Constitucional. A lei foi aprovada há quatro meses.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Presidente "viola funções"

A oposição são-tomense acusou o Presidente da República de "violar a constituição" e de "ser parte da ditadura que o país vive" ao promulgar a lei sobre a criação do Tribunal Constitucional.
Lusofonia

Portugal financia projetos ambientais

Portugal financiou este ano projetos para enfrentar as alterações climáticas nos países de língua portuguesa avaliados em 1,5 milhões de euros, devendo direcionar mais 500 mil euros até final do ano.
Galp

Galp-Total quer explorar blocos em S. Tomé

O consórcio que junta a Galp e a Total está a concorrer à exploração de blocos na Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe. O vencedor do concurso é anunciado nos próximos 30 a 45 dias.
São Tomé e Príncipe

FMI aprova desembolso de mais de 1,8 milhões

O FMI prevê um crescimento económico de 5% este ano e de 5,5% em 2018, segundo o mais recente relatório sobre a economia da África subsaariana, divulgado em outubro.
São Tomé e Príncipe

José Cassandra recandidata-se ao Príncipe

O presidente do governo regional são-tomense do Príncipe, José Cardoso Cassandra, oficializou esta terç-feira a sua candidatura a um quarto mandato nas eleições previstas para 2018.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Maior partido da oposição quer congresso

A ala crítica do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata, principal partido da oposição no país, exigiu este domingo a realização de um congresso interno.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Principal partido da oposição reúne-se

O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata, principal partido da oposição são-tomense, reúne-se sábado e domingo em Conferência Nacional.
São Tomé e Príncipe

Banco Mundial vai elevar donativo a São Tomé

O Banco Mundial vai elevar em 2020 até 84 milhões de euros o seu donativo a São Tomé e Príncipe, anunciou Clara de Sousa, representante da instituição no país.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe. Sida já não passa para filhos

O representante para São Tomé e Príncipe da Unicef garantiu esta segunda-feira que no país "é praticamente impossível uma mãe grávida portadora de VIH/Sida contaminar o seu filho".
São Tomé e Príncipe

Celulite necrotizante em São Tomé e Príncipe

158
São Tomé e Príncipe continua a registar o aparecimento de novos casos de celulite necrotizante, doença que ataca os membros inferiores e que já afetou milhares de pessoas no país.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Verbas para defesas oficiosas garantidas

O primeiro-ministro são-tomense garantiu que vai desbloquear verbas à Ordem dos Advogados para as defesas oficiosas. A bastonária tinha anunciado a suspensão destas defesas devido à falta de dinheiro.
Cabo Verde

Angolanos e são-tomenses "presos" em Cabo Verde

Um voo Luanda-São Tomé-Praia custava pouco mais de 300 euros. Com o fim dos voos diretos, ida e volta, com escala em Lisboa, custa mais de mil euros.
São Tomé e Príncipe

Oposição acusa Governo de manter tropas ilegais

A segunda força da oposição de São Tomé e Príncipe acusou o Governo do primeiro-ministro de "continuar a manter a presença de tropas ruandesas no país" e de adotar "uma postura de musculação".
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Cidadãos desfavorecidos ficam sem defesa

A Ordem dos Advogados de São Tomé e Príncipe suspendeu as defesas oficiosas aos cidadãos mais desfavorecidos. A Ordem explica a medida com a "falta de contribuição do Estado".
Lusofonia

Angola e Moçambique são os lusófonos mais jovens

Angola e Moçambique são os países lusófonos com a população mais jovem. Portugal é o mais envelhecido; Macau é o que tem mais pessoas na faixa etária principal.
São Tomé e Príncipe

Lançada vacinação contra cancro do colo do útero

O Ministério da Saúde são-tomense inicia a partir do próximo dia 27 de novembro uma campanha de vacinação contra o cancro do colo do útero.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. PM diz que não ganhar maioria é derrota

O primeiro-ministro de São-Tomé e líder do partido no poder, Patrice Trovoada, espera ganhar as eleições legislativas de 2018 com nova maioria absoluta, senão será uma derrota.
Petróleo

São Tomé. Concurso para dois blocos de petróleo

O governo de São Tomé lançou um concurso internacional para a exploração dos dois blocos petrolíferos. A BP, a Kosmos Energy e a Galp já apresentaram propostas.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Arroz doado pela China posto à venda

130
Oito meses depois do início da crise da falta de arroz no país, o governo são-tomense diz que vai colocar à venda as mil toneladas doadas agora pela China. Cada quilo vai custar 5 cêntimos.
Banco Mundial

Banco Mundial doa 75 milhões a São Tomé e Príncipe

O Banco Mundial vai conceder a São Tomé e Príncipe um donativo de 75 milhões de dólares para "vários projetos" para os próximos três anos de 2018/2021.
São Tomé e Príncipe

PR quer maior investimento na Guarda Costeira

O Presidente Evaristo Carvalho quer mais investimento na Guarda Costeira e na marinha do seu país para defender a "extensa zona económica exclusiva", que considera "motivo de cobiça cada vez maior".
São Tomé e Príncipe

São Tomé: PM nega "assalto" ao parlamento

Trovoada nega que militares comandados por instrutores ruandeses tenham "tomado de assalto" o Palácio dos Congressos e fala num "exercício". Oposição diz que país caminha para uma "ditadura militar".
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Oposição pede ao STJ para investigar PM

O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe anunciou ter apresentado no Supremo Tribunal de Justiça o "pedido para abertura de um inquérito criminal" contra o primeiro-ministro, Patrice Trovoada.
São Tomé e Príncipe

Banco Central de São Tomé vai lançar novas notas

O Banco Central de São Tomé e Príncipe coloca em circulação a 1 de janeiro de 2018 novas notas da moeda nacional, no âmbito de um processo de reforma monetária, anunciou o governador Hélio Almeida.
São Tomé e Príncipe

Governo são-tomense cria empresa de rádio e tv

O governo são-tomense transformou a rádio e televisão do país em empresa pública, com o nome Empresa de Rádio e Televisão São-Tomense (RTVS).
São Tomé e Príncipe

Portugal e São Tomé fecham acordo ambiental

A Inspeção-Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território de Portugal e a Direção-Geral do Ambiente de São Tomé assinaram um protocolo para a inspeção ambiental.
São Tomé e Príncipe

Educação ambiental é "essencial para a humanidade"

559
A educação ambiental é essencial para a humanidade, considerou o Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho. O chefe de Estado recordou também na sua intervenção a importância Acordo de Paris.
São Tomé e Príncipe

São Tomé vive de generosidade internacional

O Presidente são-tomense Evaristo Carvalho disse que o país vive "dependente da generosidade internacional" e a economia "continua desequilibrada e persistente".
União Europeia

UE financia obras em São Tomé e Príncipe

A União Europeia está a financiar as obras de requalificação do porto de São Tomé, avaliadas em cerca de 1,8 milhões de euros e cuja primeira fase termina ainda este ano.
São Tomé e Príncipe

Governo em luta contra violência doméstica

O primeiro-ministro são-tomense participou hoje numa marcha pela paz na família e defendeu intolerância contra aqueles que praticam atos de violência contra mulheres e menores.
Pesca

FAO apoia São Tomé a sair do embargo do pescado

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura está a financiar um projeto de pesca para ajudar São Tomé e Príncipe, alvo de embargo da União Europeia à exportação do seu pescado.
São Tomé e Príncipe

Presidente acredita embaixador da China

O encarregado de negócios da China em São Tomé e Príncipe entregou hoje as cartas credenciais ao presidente são-tomense, que o acreditou como embaixador extraordinário e plenipotenciário.
África

Arranca combate à criminalidade no Golfo da Guiné

As operações da rede inter-regional de combate à criminalidade marítima no Golfo da Guiné arrancaram oficialmente esta quinta-feira, num programa de 9,2 milhões de euros que envolve 19 países.
São Tomé e Príncipe

São Tomé é um destino da cooperação portuguesa

A secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação portuguesa, Teresa Ribeiro, considerou São Tomé e Príncipe como um "importantíssimo destino da ação externa" do seu país.
São Tomé e Príncipe

São Tomé leva orçamento retificativo a Parlamento

O Governo são-tomense vai levar a parlamento para discussão e aprovação um orçamento retificativo para 2017, cujo valor não foi anunciado, indica um comunicado divulgado esta quinta-feira.
São Tomé e Príncipe

PIB de S. Tomé e Príncipe deve continuar a subir

O turismo e o investimento na construção deverão fazer o crescimento do Produto Interno Bruto de São Tomé e Príncipe acelerar para 5,5% neste e no próximo ano, segundo relatório do Banco Africano.
Eleições

São-Tomé. Oposição quer auditoria externa

Cinco partidos da oposição são-tomenses, três deles com assento parlamentar entregaram uma petição ao presidente do parlamento, exigindo uma auditoria externa ao processo de recenseamento eleitoral.
São Tomé e Príncipe

FAO financia estratégia sanitária nas pescas

O Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura anunciou que está a financiar uma estratégia para eliminar as barreiras que travam o comércio do pescado são-tomense com a União Europeia.
São Tomé e Príncipe

Cooperação portuguesa financia programa de saúde

A cooperação portuguesa vai continuar a financiar o programa Saúde para Todos em São Tomé e Príncipe com uma verba de 3,88 milhões de euros nos próximos quatro anos.
Presidente Marcelo

Presidente de São Tomé e Príncipe convida Marcelo

O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, convidou o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, para "dar um salto, logo que possível", ao país africano.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. Governo quer reduzir trabalhadores

Governo de São Tomé considera necessário reduzir o número de trabalhadores na administração pública, para aliviar "a pressão sobre o orçamento do Estado".
Fundo Monetário Internacional

FMI recomenda "bastante cuidado" a São Tomé

O Fundo Monetário Internacional recomendou o governo são-tomense para ter "bastante cuidado" e não contrair dívidas sem "uma componente de donativo de 35%" nos projetos a financiar.
São Tomé e Príncipe

ONG contra abate e consumo de tartarugas

As organizações ligadas à proteção das tartarugas marinhas em São Tomé intensificaram a campanha contra a captura, abate e consumo de tartaruga marinha, que está em vias de extinção.
São Tomé e Príncipe

Governo são-tomense ameaça ordenar fim da greve

O governo são-tomense advertiu esta sexta-feira que pode recorrer "às leis da República" para "repor o regular funcionamento das instituições judiciais do país", em greve há 24 dias.
Fundo Monetário Internacional

FMI desaconselha São-Tomé a contrair empréstimos

O FMI disse esta quinta-feira que a dívida pública são-tomense é superior a 50% do Produto Interno Bruto (PIB), desaconselhando, por isso, a contração de empréstimos que não sejam concessionais.
São Tomé e Príncipe

Funcionários acusam PGR de "violar constituição"

O sindicato dos funcionários judiciais e do Ministério Publico são-tomense acusou Procurador-Geral da Republica, Frederique Samba, de "violação da constituição".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site