Ásia

Índia

Morreu a "diva de Bollywood" Sridevi Kapoor

Estrela de Bollywood morreu de ataque cardíaco. A atriz indiana tinha começado a carreira aos quatro anos e o seu maior sucesso foi Mr India, em 1987, um dos filmes mais rentáveis da Ásia.
Myanmar

Mulheres Nobel da Paz encontram-se com rohingyas

Shirin Ebadi, Tawakkol Karman e Mairead Maguire vão ao Bangladesh conhecer mulheres da minoria rohingya que foram violadas e torturadas por soldados birmaneses.
Timor-Leste

Oposição timorense confirma coligação

Os três partidos da oposição de Timor-Leste uniram-se numa coligação pré-eleitoral. A Aliança de Mudança para o Progresso vai apresentar-se às eleições antecipadas de 12 de maio.
Timor-Leste

Governo pede auditorias alargadas a vários setores

O primeiro-ministro timorense pediu auditorias "a todas as operações de gestão financeira e contas do Tesouro". O pedido abrange o período temporal da anterior legislatura.
Caixa Geral de Depósitos

Macau. Revogada licença 'offshore' da CGD

A autorização concedida à CGD em 2005 para estabelecer uma sucursal em Macau sob a forma de 'offshore' foi revogada esta quarta-feira. A ordem foi dada em Boletim Oficial.
Macau

Dragão gigante marca início do ano do Cão em Macau

O primeiro dia do ano do Cão ficou marcado pela cerimónia do dragão dourado gigante, juntamente com danças de leões, queima de panchões e distribuição de "lai-sis".
Filipinas

Duterte oferece recompensa a quem matar comunista

Duterte ofereceu dinheiro a quem matar um rebelde comunista do NEP. É a segunda vez em poucos dias que causa polémica: há dias, pediu aos soldados que atirem nos órgãos genitais de mulheres do grupo.
Macau

Macau. Governo promete desenvolvimento económico

O Governo de Macau tem apostado no "desenvolvimento da economia" ao longo dos anos, que "tem como objetivo o melhoramento constante das condições de vida dos nossos cidadãos".
Vaticano

Rohingya. Papa agradece a líder do Bangladesh

O Papa Francisco recebeu no Vaticano a primeira-ministra do Bangladesh e agradeceu-lhe pelo esforço que o país tem feito para acolher os refugiados da minoria muçulmana Rohingya, que fogem de Myanmar.
Japão

Economia japonesa cresce 0,5% em 2017

No último trimestre de 2017, a economia japonesa cresceu 0,5%. A expansão ficou aquém das previsões dos analistas e significa uma diminuição relativamente ao terceiro trimestre do ano.
Timor-Leste

Diretor de Escola Portuguesa contesta rankings

120
O diretor da Escola Portuguesa de Díli considera que os rankings das escolas deturpam a realidade deste centro escolar, comparando uma "realidade única" com escolas "em tudo muito diferentes".
Macau

App para aprender português para telemóvel

208
O Instituto Politécnico de Macau (IPM) lançou hoje, para o mercado, "uma aplicação pioneira", para telemóveis, de aprendizagem da língua portuguesa para estudantes chineses.
Filipinas

É preciso "disparar nas vaginas" das guerrilheiras

293
O Presidente das Filipinas falava sobre as mulheres que fazem parte do grupo guerrilheiro Novo Exército do Povo. Assim, diz, "serão inúteis", num comentário criticado por organizações internacionais.
Diplomacia

Ministro britânico reúne-se com líder da Birmânia

Boris Johnson reúne-se com Suu Kyi, após visitar campos no Bangladesh onde se refugiam os 690.000 refugiados rohingya fugidos à violência na Birmânia.
Timor-Leste

Presidente timorense convoca eleições antecipadas

Francisco Guterres Lu-Olo convocou eleições parlamentares antecipadas para 12 de maio, num voto do qual sairá a nova composição do Parlamento Nacional e o VIII Governo constitucional.
Macau

Macau vi facilitar empréstimos na compra de casa

O Governo de Macau anunciou que vai facilitar os empréstimos bancários para compra de habitação, especialmente para os jovens, em mais uma medida de controlo do mercado imobiliário.
Timor-Leste

Ramos-Horta: Oposição é "absurdo político"

O ex-presidente e atual ministro de Timor-Leste considera a coligação formada pela oposição um "absurdo político". Xanana Gusmão e Taur Matan Ruak integram a coligação.
Timor-Leste

Governo timorense quer rede de fibra ótica

O Governo de Timor-Leste quer avançar com a rede de fibra ótica no país e melhorar o fornecimento elétrico. Mari Alkatiri considera essencial a maior implementação de tecnologia em Timor.
Macau

Governo pede investigação a projeto imobiliário

O Chefe do Governo de Macau enviou um relatório ao Ministério Público para este conduzir "uma investigação aprofundada acerca dos problemas inerentes ao lote" onde a construção está a ser feita.
Sismo

As primeiras fotos e vídeos do sismo em Taiwan

Fotografias dos estragos provocados pelo sismo começam a cair nas redes sociais. Algumas delas mostram um hotel tombado sobre a estrada. Vários vídeos mostram o momento que a cidade tremeu de Hualien.
Casamento

Princesa japonesa adia casamento

Vai-se adiando o casamento da princesa Mako, do Japão, que estava marcado para novembro deste ano. "Falta de tempo" é uma das justificações dadas pela princesa - mas não só.
Antibiótico

Antibióticos ilegais agravam bactérias resistentes

A Índia tem das maiores taxas de consumo de antibióticos e também uma das maiores taxas de resistência antimicrobiana. A venda não autorizada de antibióticos é uma das principais causas.
Timor-Leste

Fretilin e PD podem fazer acordo pré-eleitoral

334
A Fretilin e o PD, os partidos que estão no poder em Timor-Leste, podem chegar a um acordo pré-eleitoral de apoio mútuo nas próximas eleições. Um coligação formal é menos provável.
Macau

Macau leva alimentos lusófonos a exposição

O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau vai levar produtos dos países lusófonos à primeira exposição internacional de importações da China, em novembro, em Xangai.
Bolsa

Europa acusa efeito Wall Street, bolsas em queda

A Bolsa de Lisboa abriu em terreno negativo, com o PSI20 a cair 2,89%. Mas não está sozinha na Europa: quase todas as praças, de Madrid a Londres, estão a sentir o efeito mini crash de Wall Street.
Moçambique

Presidente do parlamento moçambicano visita Japão

Verónica Nacamo, a presidente da Assembleia da República moçambicana, começou esta segunda-feira uma visita ao Japão. Vai encontrar-se com o Imperador japonês e o primeiro-ministro do país.
Sismo

Sismo de magnitude 6,1 ao largo de Taiwan

Um sismo de magnitude de 6,1 na escala de Richter ocorreu ao largo da costa leste de Taiwan, segundo o Serviço Geológico norte-americano, desconhecendo-se, até agora, as causas.
Timor-Leste

Timor e Austrália assinam acordo de fronteiras

Timor-Leste e a Austrália assinam a 6 de março o novo tratado das fronteiras marítimas entre os dois países mas o modelo de exploração dos campos de Greater Sunrise pode não ficar resolvido.
Macau

Aeroporto de Macau espera mais de 7,3 milhões

O aeroporto internacional de Macau espera, em 2018, um tráfego de 7,38 milhões de passageiros, 39 mil toneladas de carga e 60 mil movimentos de aviões, além da conclusão da extensão norte do terminal.
Terrorismo

Ataque suicida mata 11 soldados no Paquistão

Onze soldados morreram num ataque suicida no Paquistão, reivindicado por talibãs, que ocorreu num campo militar no noroeste do país, segundo um comunicado do exército paquistanês.
Migrantes

10 mortos e 90 desaparecidos em naufrágio na Líbia

Um naufrágio na costa da Líbia fez pelo menos dez mortos e outras 90 pessoas estão ainda desaparecidas. A ONU acredita que oito das vítimas mortais são paquistanesas.
Macau

Macau ouviu Steve Wynn sobre crimes sexuais

As autoridades macaenses reuniram-se na terça-feira com o magnata norte-americano dos casinos Steve Wynn, acusado de abusos sexuais por várias empregadas do seu grupo.
Myanmar

Birmânia. Crise tem "características de genocídio"

Segundo um enviado especial das Nações Unidas, as operações violentas dos militares contra os muçulmanos de origem rohingya, em Myanmar, têm "características de um genocídio".
Macau

Lucros do BNU sobem 26% em 2017

Os lucros do Banco Nacional Ultramarino em Macau subiram no ano passado 26%. O BNU é, em conjunto com o Banco da China, banco emissor de moeda em Macau.
Índia

Homem morre "sugado" por máquina de ressonância

139
Rajesh Maru entrou com uma botija de metal de oxigénio na sala onde estava a máquina de ressonância magnética. O homem foi imediatamente "sugado" e acabou por morrer.
Macau

Macau. Mais de 13 milhões de hóspedes nos hotéis  

O número de visitantes que se hospedaram nos hotéis e pensões de Macau representou 71,8% do total de turistas, uma percentagem ligeiramente inferior de 0,2 pontos percentuais, comparativamente a 2016.
Macau

Gripe. Mais 40 mil doses de vacina chegam a Macau

Os Serviços de Saúde de Macau tinham adquirido para 2017-2018 120 mil doses de vacina, mas decidiram reforçar as doses ainda existentes, menos de cinco mil, com uma encomenda de mais 40 mil.
Myanmar

Especial/ A tragédia Rohingya, uma difícil partida de xadrez

O empresário João van Zeller esteve recentemente em viagem em Myanmar e escreveu um ensaio sobre a tragédia dos Rohingya.
Timor-Leste

Timor. Presidente dissolve parlamento 

Francisco Guterres Lu-Olo dissolveu, no Palácio Presidencial, em Díli, o parlamento e anunciou eleições antecipadas para resolver o impasse político que o país atravessa.
Índia

A vida destas duas crianças dá um filme indiano

Jonait e Riyan nasceram no mesmo dia num hospital do noroeste da Índia. E foram trocados à nascença. Quando (quase três anos depois) um juiz ordenou a devolução à família biológicas, recusaram ir.
Macau

MGM China adia inauguração de empreendimento

Em comunicado à bolsa de valores de Hong Kong, a operadora indicou "estar a decorrer o processo de obtenção das licenças necessárias à operação do MGM Cotai".
Filipinas

Filipinas. Vulcão Mayon intensifica atividade

Houve seis novas erupções de lava em menos de 15 horas, na província de Albay. O alerta mantém-se no nível 4, que considera possível uma explosão perigosa nas próximas horas ou dias.
Timor-Leste

Decisão sobre impasse político anunciada na sexta

A decisão do Presidente da República para resolver o impasse político em Timor-Leste, com Governo e oposição divididos sobre o melhor caminho a seguir, será anunciada em direto nas televisões.
Filipinas

Vulcão Mayon tem duas novas erupções

O vulcão Mayon, nas Filipinas, expulsou lava e cinzas em duas novas erupções, e o número de deslocados já superou as 60 mil pessoas, face à ameaça de uma explosão mais potente.
Timor-Leste

Timor. Ramos-Horta defende eleições antecipadas

472
Ramos-Horta diz que é mais democrático fazer eleições antecipadas em Timor do que "tentar impor um arranjo de Governo" que depois não dá resultados. O país vive há vários meses num impasse político.
Coreia do Norte

A fronteira mais misteriosa do mundo está na net

159
A fronteira mais misteriosa do mundo é talvez a que fica entre a Coreia do Norte e a Rússia. Mas já é possível vê-la no Google Street View. As imagens estão na fotogaleria.
Diplomacia

UE apoia desenvolvimento rural em Timor-Leste

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, salientou que a UE "continua a apoiar a democracia" e a prestar assistência à "boa governação" e ao "desenvolvimento rural".
Macau

Macau: mais de três milhões de visitas em dezembro

Em 2017, chegaram a Macau 32,61 milhões de visitantes, mais 5,4% do que em 2016. Só em dezembro, Macau recebeu mais de três milhões de visitantes.
Macau

Macau. Casos de gripe aumentam no início do ano

Na última semana, 181 adultos em mil atendidos nas urgências hospitalares tinham gripe contra 49 (em mil) na primeira semana do ano e 33 casos nos últimos sete dias de 2017.
Japão

Avalanche provocada por vulcão causa um morto

Uma avalanche provocou a morte a um soldado e causou ferimentos a 12 pessoas que se encontravam numa estância de esqui, no Japão. A avalanche terá sido provocada por uma erupção vulcânica.
Timor-Leste

KHUNTO quer que Presidente demita Governo

O KHUNTO defendeu que o Presidente da República deve demitir o Governo minoritário e convidar o CNRT, apoiado pela restante oposição, para formar um novo executivo.
Timor-Leste

PR ouve Conselho de Estado para resolver impasse

Lu-Olo, eleito em março do ano passado, convocou pela primeira vez na semana passada o Conselho de Estado, com vista a solucionar o atual impasse político pelo qual Timor-Leste atravessa.
Macau

Macau sai da lista negra de paraísos fiscais

Estando agora na lista cinzenta, Macau e os outros países continuam "sob o radar da UE", e, se não cumprirem os compromissos assumidos, regressam à 'lista das jurisdições não cooperantes.
Japão

Nevão provoca 200 feridos e cancelamento de voos

Só na capital japonesa, onde caiu o maior nevão dos últimos quatro anos, foram contabilizados 182 feridos e 46 voos foram cancelados. O mau tempo afetou a rede de transportes e causou acidentes.
Timor-Leste

Quarto partido cumpre "qualquer decisão" do PR

O Partido Democrático afirmou que "o Presidente da República é que decide" e que o partido "está pronto para qualquer decisão", referindo-se à crise política que atravessa Timor-Leste.
Vulcões

Vulcão nas Filipinas. 40 mil procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação.
Moçambique

Índia. Superprodução de feijão afeta Moçambique

Os distritos produtores de feijão bóer em Moçambique enfrentam uma crise económica devido à superprodução desta cultura na Índia, refere um estudo da ONG britânica International Growth Centre.
Macau

Portugueses em Macau estão integrados

O deputado do PSD José Cesário considerou que a comunidade portuguesa em Macau está "perfeitamente estabilizada e integrada" e que não apresenta problemas.
Índia

Índia testa míssil nuclear "mata-chineses"

143
O míssil balístico Agni-5 foi disparado com sucesso, marcando a entrada da Índia no grupo muito restrito dos países com mísseis intercontinentais. O míssil é conhecido como o "mata-chineses".
Frio

Na aldeia mais fria do mundo estão -62ºC

1.660
Na aldeia sibéria Oymyakon, conhecida por ser o local habitado mais frio do mundo, as temperaturas desceram tanto que até o termómetro da aldeia, uma das principais atrações turísticas, avariou .
Macau

Retirada proposta sobre suspensão de mandatos

Os proponentes do projeto sobre as decisões da Assembleia de Macau relativas à suspensão de mandato de deputado decidiram retirá-lo. A proposta ia ser discutida esta quarta-feira.
Timor-Leste

Português detido em Díli sai de prisão preventiva

Um português e um timorense, em prisão preventiva desde dezembro em Díli, foram libertados. Ambos estão acusados de envolvimento na fuga do casal de portugueses Tiago e Fong Fong Guerra.
Timor-Leste

Parlamento timorense só retoma no fim do mês

Apesar de a oposição insistir na realização do plenário nos dias 15 e 16 de janeiro, com dois assuntos na agenda, Aniceto Guterres Lopes diz que "a exigência" não pode ser satisfeita.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site