FARC

FARC

Colômbia. Acordo com as FARC intocável até 2030

O Tribunal Constitucional da Colômbia validou uma lei defendida pelo governo que estabelece que o acordo de paz feito com as FARC não pode ser modificado até 2030.
Colômbia

Antigas FARC inscrevem-se como partido

Depois do acordo de paz assinado em 2016 e a consequente desmilitarização, as FARC apresentam-se agora como partido político. A Força Alternativa Revolucionária Comum vai às eleições de 2018.
FARC

ONU desativou 8.994 armas das FARC

A ONU terminou o processo de desativação do armamento que pertenceu aos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, na sequência do acordo de paz com o Governo colombiano.
Nações Unidas

Colômbia. ONU começa a retirar armas rebeldes

A ONU começou, na segunda-feira, a retirar contentores com mais de sete mil armas entregues pelos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Colômbia

Colômbia concede amnistia a 7.696 ex-guerrilheiros

O Governo colombiano concedeu amnistias ou indultos a 7.696 ex-guerrilheiros. O decreto de amnistia ficou estabelecido no acordo de paz assinado entre o Governo e as FARC.
FARC

Líder das FARC hospitalizado com AVC

O líder das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foi hospitalizado no domingo. Foi vítima de um AVC e permanece nos cuidados intensivos.
FARC

FARC da Colômbia terminam entrega de armas à ONU

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia terminaram a entrega das armas à missão da ONU no país. O Governo colombiano e as FARC puseram fim a um conflito armado com mais de meio século.
Colômbia

FARC. Entrega de armas concluída na próxima semana

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou esta segunda-feira que o processo de entrega de armas por parte dos guerrilheiros das FARC vai ser concluído no próximo dia 27.
Colômbia

FARC. ONU entrega certificado de abandono de armas

A Missão da ONU entregou certificados de abandono de armas a 305 guerrilheiros das FARC, que lhes permite iniciarem o acesso aos benefícios acordados e o processo de reintegração.
FARC

Colômbia. FARC entregaram 30% das armas à ONU

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) já começaram a entregar as suas armas. Até agora, foi entregue 30% do armamento à ONU.
Colômbia

Cessar-fogo na Colômbia com violações graves

O Mecanismo de Monitorização e Verificação (composto por ONU, Governo e FARC) sinalizaram 10 incidentes desde fevereiro. O cessar-fogo histórico foi assinado no Verão passado.
FARC

FARC ameaça não entregar armas por "incumprimento"

O líder das FARC, Rodrigo Londoño, ou "Timochenko", pediu uma supervisão internacional da aplicação do acordo de paz na Colômbia devido a um "reiterado incumprimento" por parte do Governo.
Colômbia

FARC têm mais 20 dias para entregar armas

O Governo de Bogotá e as FARC vão prolongar em 20 dias o prazo para a entrega das armas por parte da guerrilha, que expirava esta semana, anunciou o Presidente colombiano, Juan Manuel Santos.
FARC

Colômbia. FARC garantem estar a cumprir o acordo

As FARC garantiram estar a cumprir o definido no acordo de paz, tendo quase todos os seus guerrilheiros nas chamadas zonas transitórias de normalização, onde vão entregar as armas e desmobilizar.
FARC

Colômbia. 4.670 guerrilheiros em desmobilização

O presidente da Colômbia Juan Manuel Santos, assegurou que já se encontram 4.670 guerrilheiros das FARC nas zonas de normalização para entregarem armas e estabilizarem.
FARC

FARC começaram a chegar às zonas de normalização

Pelo menos 6.300 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia começaram a chegar, esta terça-feira, às zonas transitórias de normalização para entregarem armas e desmobilizarem.
Colômbia

Presidente da Colômbia apela à construção da paz

O Presidente colombiano diz que "a Colômbia foi o país do ano" em 2016 e que o "principal desafio" de 2017 é a construção da paz e a reconciliação, após o fim da guerrilha das FARC.
Colômbia

Congresso colombiano discute amnistia para as FARC

O congresso vai discutir o projeto de lei de amnistia para as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia que entregarem as armas. Estima-se que cerca 6.000 membros das FARC sejam amnistiados.
FARC

Nobel da Paz é "presente dos céus"

O presidente colombiano recebeu o prémio Nobel da Paz, na cerimónia de entrega do galardão na capital da Noruega, Oslo, pelo trabalho pela paz no país, nomeadamente o acordo conseguido com as FARC.
FARC

Colômbia ratifica novo acordo de paz com as FARC

Com 130 votos a favor e zero contra, o Congresso colombiano ratificou o novo acordo de paz, com 50 alterações, assinado entre o Governo e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
Colômbia

Colômbia. Senado aprova novo acordo de paz

O acordo de paz vai ser submetido, esta quarta-feira, aos deputados para validação definitiva. O acordo tem como objetivo pôr fim a mais de 50 anos de conflito armado entre as autoridades e as FARC.
Colômbia

FARC deixarão de ser grupo armado em 150 dias

O Presidente colombiano assegurou que a desmobilização e entrega das armas da guerrilha das FARC deverão iniciar-se na próxima semana, após a ratificação pelo Congresso do novo acordo de paz.
Colômbia

Colômbia. Governo e FARC assinam hoje novo acordo

"O Governo e as FARC concordaram assinar o acordo final para pôr fim ao conflito e construir uma paz estável e duradoura", declararam num comunicado negociadores de ambas as partes.
FARC

Novo acordo de paz com as FARC na Colômbia

Depois de os eleitores terem rejeitado em referendo o anterior acordo de paz a 2 de outubro, o líder da guerrilha e o presidente e Nobel da Paz, Juan Manuel Santos, voltaram a chegar a acordo.
FARC

Presidente colombiano admite convocar referendo

O presidente da Colômbia admitiu convocar outro plebiscito porque um novo acordo com os rebeldes das FARC "não pode ser descartado" e reconheceu que não contava com a derrota no referendo de outubro.
Colômbia

Negociações de paz adiadas na Colômbia

O Presidente colombiano adiou a viagem ao Equador da equipa de negociação de paz com o Exército de Libertação Nacional, enquanto aguarda que a guerrilha liberte o Odín Sánchez Montes de Oca.
Colômbia

FARC. Cessar-fogo com até 31 de dezembro

O Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos anunciou na quinta-feira que o cessar-fogo do país com as FARC foi alargado até 31 de dezembro, mas disse esperar chegar a "um novo acordo" de paz antes dessa data.
FARC

Milhares nas ruas pediram paz na Colômbia

Milhares de pessoas manifestaram-se na quarta-feira na capital da Colômbia, Bogotá, para pedir a paz no país e que seja aplicado o acordo assinado entre o Governo e a guerrilha das FARC, rejeitado num referendo.
Colômbia

Colômbia exige às FARC que devolvam desaparecidos

Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, comprometeu-se junto de um grupo de vítimas, a exigir à guerrilha das FARC que devolva as pessoas desaparecidas durante o conflito armado.
FARC

Colômbia avança para negociações de paz

O Governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional anunciaram que vão avançar para negociações. Os dois lados pretendem "criar um ambiente favorável à paz".
Nobel da Paz

FARC: único prémio é "a paz e justiça social"

O líder das FARC, Rodrigo Londoño, reagiu à atribuição do Nobel da Paz ao Presidente colombiano Juan Manuel Santos, ao assegurar que "o único prémio" que a guerrilha pretende obter é "o da paz com a justiça social".
Nobel da Paz

Juan Manuel Santos: Nobel é "grande estímulo"

Temos que continuar até chegar ao final. Estamos muito próximos, apenas precisamos de mais um empurrão" para alcançar a paz, disse presidente da Colômbia, Nobel da Paz de 2016.
Nobel da Paz

Nobel da Paz para Presidente da Colômbia

281
O Prémio Nobel da Paz de 2016 foi atribuído ao presidente da Colômbia Juan Manuel Santos pelos esforços para pôr fim à guerra civil dos últimos 50 anos. Anúncio foi feito esta manhã em Oslo, Noruega.
FARC

Manifestação em Bogotá depois de chumbo de acordo

Milhares de pessoas marcharam pelas ruas de Bogotá e de outras cidades colombianas depois de o acordo entre o Governo e as FARC ter sido rejeitado em referendo.
Conflitos

Cessar-fogo na Colômbia termina a 31 de outubro

O Presidente da Colômbia anunciou terça-feira que o cessar-fogo com as FARC, em vigor desde 29 de agosto, termina a 31 de outubro, após o acordo de paz ter sido rejeitado em referendo.
Colômbia

Porque é que os colombianos votaram contra a paz?

Mais do que rejeitar a paz, os colombianos disseram não ao atual acordo de paz. A integração política das FARC e a amnistia para criminosos de guerra foi difícil de engolir para 50,2% dos colombianos.
Colômbia

Colombianos rejeitam acordo de paz com as FARC

Numa disputa muito renhida o "não" levou a melhor com 50,24%, contra 49,75% do "sim". Falta apenas apurar 1% das mesas de voto. FARC mantém ânimo e presidente colombiano marca reunião de emergência
FARC

Colômbia. Acordo com FARC ainda não significa paz

O acordo de paz assinado na segunda-feira pelo Governo colombiano e a guerrilha das FARC ainda não é sinónimo de paz. Os moradores temem que haja um aumento da violência por outros grupos armados.
FARC

Colômbia: Governo e FARC assinam acordo de paz

O acordo histórico foi anunciado a 24 de agosto, e é assinado esta segunda-feira numa cerimónia formal. O acordo terá ainda de ser ratificado pela população num plebiscito marcado para 2 de outubro.
FARC

FARC decreta cessar-fogo para a mesma hora

A guerrilha colombiana FARC decretou um cessar-fogo definitivo a partir das 0h de segunda-feira (5h em Lisboa) na sequência do acordo de paz assinado esta semana com o governo colombiano.
Colômbia

"Gerações de colombianos esperavam pela paz"

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, lembrou que "gerações de colombianos" aguardavam a paz, saudando o acordo entre o Governo colombiano e as FARC.
FARC

Colômbia: Governo e FARC chegam a acordo de paz

O acordo, negociado em Havana, Cuba, marca o fim de 52 anos de guerra e quatro anos de negociações. Ambas as partes consideram que se trata do fim da guerra, mas há medidas polémicas no acordo.
FARC

Colombianos festejam histórico acordo de paz

151
Cerca de mil pessoas concentraram-se em Bogotá para celebrar o histórico acordo de paz alcançado entre governo e as Forças Armadas Revolucionárias Armadas da Colômbia (FARC),
Colômbia

500 observadores da ONU vão para a Colômbia

Cerca de 500 observadores internacionais coordenados pelas Nações Unidas vão ser enviados para a Colômbia para verificar o cessar-fogo e a entrega de armas por parte da guerrilha das FARC.
FARC

Especial/ 50 anos de FARC, 50 anos de conflito

Durante 3 anos as FARC e o Governo reuniram-se em Havana até chegar ao acordo de paz definitivo agora assinado. Mas meio século de conflito não desaparecem tão facilmente.
Colômbia

Governo da Colômbia e FARC assinam cessar-fogo

110
O acordo de cessar-fogo foi assinado esta quinta-feira durante uma cerimónia em Havana, em Cuba, terminando assim com um conflito armado que durava há 50 anos.
Colômbia

Colômbia. Líderes mundiais aplaudem acordo

Ban Ki-moon irá a Havana numa missão da ONU, após ter sido conhecido o conteúdo do acordo entre o Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
FARC

Colômbia e as FARC acordam cessar-fogo definitivo

Os negociadores do governo da Colômbia e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram que chegaram a um entendimento que vai permitir a assinatura de um cessar-fogo definitivo.
Colômbia

Dois nus que são uma bela maneira de apelar à paz

169
Para apelar à paz no conflito colombiano entre as FARC e o Governo, uma revista do país fez uma capa com dois nus inspirados em John Lennon e Yoko Ono. Um apelo à paz como há muito não se via.
Colômbia

FARC comprometem-se a entregar restos mortais

O Alto Comissariado para a Paz da Colômbia, Sergio Jaramillo, disse, na sexta-feira, que as FARC se comprometeram a entregar os restos mortais das pessoas que morreram quando estavam em cativeiro.
Colômbia

Governo colombiano e FARC retomam conversações

O Governo colombiano e a guerrilha das FARC retomaram conversações de paz em Cuba uma semana após o anúncio de um acordo judicial entre as duas partes, um avanço decisivo para um acordo de paz definitivo.
Colômbia

Acordo com as FARC "priva as vítimas de justiça"

A Human Rights Watch vem dizer que o acordo firmado entre o Governo colombiano e as FARC permite que os responsáveis máximos de atrocidades escapem à prisão e "sacrifica a justiça" para as vítimas.
Colômbia

Presidente colombiano admite encontrar-se com FARC

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, não exclui a hipótese de se encontrar com o líder das FARC, Timoleon Jimenez "Timochenko", para negociar um acordo de paz.
Colômbia

Bogotá e FARC acordam redução da violência

Governo colombiano e a guerrilha das FARC chegaram a um acordo para a redução da escalada do conflito, quando se assiste a recrudescimento dos combates.
Colômbia

FARC anunciam novo cessar-fogo de um mês

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram uma nova trégua unilateral, depois daquela que foi observada entre dezembro e maio.
Negociações de Paz

FARC anunciam cessar-fogo unilateral

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram nesta quarta-feira um cessar-fogo unilateral na Colômbia, "por tempo indeterminado", no quadro das negociações de paz em curso.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site