Guiné-Bissau

Guiné-Bissau

Guiné. Presidente rejeita solução externa

O Presidente da Guiné-Bissau rejeita qualquer solução externa para a crise política do país. José Mário Vaz pediu a união de todos os guineenses para encontrar uma solução.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente convoca PAIGC para reunião

O presidente da Guiné-Bissau convocou o PAIGC para uma reunião. O objetivo é discutir uma saída para a crise política que se vive no país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Crescimento económico é satisfatório

O Fundo Monetário Internacional anunciou também o desembolso de 4,3 milhões de dólares para a Guiné-Bissau no quadro do Programa de Extensão de Crédito.
Guiné-Bissau

FMI aprova empréstimo de 1,5 milhões à Guiné

O Fundo Monetário Internacional aprovou um empréstimo de 1.575 mil euros ao governo guineense. A aprovação do programa acontece depois da quarta revisão do FMI ao desempenho macroeconómico do país.
Guiné-Bissau

Partidos guineenses manifestam desagrado

O grupo manifesta o "desagrado pela falta de audição" por parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) dos partidos sem assento parlamentar.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Manifestação da oposição proibida

135
Segundo o Procurador-Geral guineense, Bacari Biai, a Constituição do país "não prevê a realização de manifestações a qualquer momento".
Futebol

Guiné. Tribunal interrompe campeonato de futebol

O Tribunal de Bissau mandou interromper o campeonato de futebol do país depois de uma providência cautelar interposta por um grupo de clubes. O documento acusa a Federação do país de irregularidades.
Guiné-Bissau

Doenças cardiovasculares preocupam Guiné-Bissau

O Ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Carlitos Barai, alertou este sábado que as doenças cardiovasculares no país estão a ganhar uma "proporção alarmante" e defendeu uma alimentação saudável.
África

700 mil migrantes estão a viver em campos na Líbia

O presidente da União Africana alertou para a existência de 700 mil migrantes a viver em campos de refugiados na Líbia. A Guiné-Bissau acredita que existem guineenses e está a tratar do repatriamento.
Guiné-Bissau

Guiné. 30 milhões para combater tuberculose e sida

O Fundo Global e a Guiné-Bissau assinaram esta quarta-feira uma subvenção no valor de 30 milhões de euros para combater a sida, a malária e a tuberculose no país.
África

União Africana pede sentido a líderes guineenses

União Africana pediu aos líderes políticos guineenses para terem sentido de Estado e de responsabilidade para alcançarem uma solução para o atual impasse político na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Empresários portugueses em Bissau são "ar fresco"

O presidente da Câmara do Comércio, Agricultura, Indústria e Serviços da Guiné-Bissau disse que o número de empresários presentes na Feira da Empresas, em Bissau, representa uma "lufada de ar fresco".
Guiné-Bissau

Índice de Ibrahim: Guiné-Bissau desce uma posição

A Guiné-Bissau perdeu o 43º lugar para a República do Congo, no Índice Ibrahim de Boa Governação Africana. Segundo o relatório divulgado, o país tem registado progressos significativos desde 2007.
Guiné-Bissau

Manifestação em Bissau decorre sem incidentes

A manifestação dos Partidos Políticos Democráticos da Guiné-Bissau contra o chefe de Estado decorreu sexta-feira sem registo de qualquer incidente e com a presença discreta das forças de segurança.
Guiné-Bissau

Guiné. União Africana quer revisão constitucional

O presidente da União Africana defendeu uma revisão da Constituição da Guiné-Bissau. Alpha Condé é também o presidente da República da Guiné-Conacri.
Guiné-Bissau

Guiné. "Intervenção excessivamente violenta"

A Liga Guineense dos Direitos Humanos condenou a "intervenção excessivamente violenta" da polícia contra manifestantes. 14 pessoas foram detidas e mais de uma dezena teve de ser assistida.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: o sonho de modernizar o exército

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) da Guiné-Bissau, general Biaguê Na Ntan, afastou qualquer possibilidade de os militares intervirem na vida política do país.
Guiné-Bissau

Dez feridos em protesto democrático em Bissau

Pelo menos 10 feridos deram entrada no hospital Simão Mendes, em Bissau, depois de o protesto do coletivo dos partidos políticos da Guiné-Bissau ter sido dispersado pela polícia com gás lacrimogéneo.
Guiné-Bissau

Bissau. Polícia usa gás lacrimogéneo em marcha

A polícia da Guiné-Bissau dispersou com gás lacrimogéneo uma marcha de partidos democráticos, depois de manifestantes tentarem invadir a Praça do Império, onde está situada a Presidência da República.
Guiné-Bissau

Polícia afasta manifestantes com gás lacrimogéneo

A polícia da Guiné-Bissau dispersou esta quinta-feira, com gás lacrimogéneo uma marcha do coletivo de partidos democráticos, depois de os manifestantes tentarem invadir a Praça do Império em Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Oposição manifesta-se nas ruas

Um coletivo de 15 partidos que contesta o Presidente guineense, José Mário Vaz, manifesta-se esta quinta-feira em Bissau, numa iniciativa que, dizem, visa "resgatar a democracia" na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné. Novo PGR quer combater corrupção

Bacari Biai tomou posse esta terça-feira como Procurador-Geral da República guineense. O antigo diretor da Polícia Judiciária prometeu combater a corrupção no país.
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente exonera Procurador-Geral

José Mário Vaz exonerou o Procurador-Geral da República, que vai ser substituído pelo atual diretor da Polícia Judiciária. Bacari Biai toma posse ainda esta quinta-feira.
Guiné-Bissau

Oposição propõe soluções para crise política

Um coletivo de 15 partidos que contestam o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, divulgou uma carta aberta na qual apresentam ao chefe de Estado soluções para acabar com a crise política.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Primeiro-ministro visita RTP

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau realizou uma visita às instalações da RTP em Bissau para testemunhar a reabertura das emissões no país, depois de terem estado suspensas durante quatro meses.
Guiné-Bissau

Banco Mundial oferece ajuda a Guiné-Bissau

121
A vice-presidente do Banco Mundial para a região africana disse que a instituição está empenhada em ajudar a Guiné-Bissau a melhorar os níveis de fornecimento de eletricidade e Internet à população.
Guiné-Bissau

Presidente guineense quer Acordo de Bissau

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, apelou esta quarta-feira aos políticos guineenses para aplicarem o Acordo de Bissau para acabar com o impasse político que o país vive.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. PM nega ligação a terrorismo

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, desmentiu que tenha qualquer ligação ao terrorismo, em resposta a acusações nesse sentido por parte de alguns líderes da oposição.
Guiné-Bissau

PAIGC admite queixa contra Presidente da República

O PAIGC admite apresentar queixa contra o Presidente da República guineense no Tribunal Penal Internacional e acusa José Mário Vaz de conhecer ligações criminosas de pessoas que queria nomear.
Guiné-Bissau

Professores em greve contra governo

Os professores da Guiné-Bissau iniciam esta segunda-feira uma greve nacional, convocada pelos dois sindicatos do setor, para exigir o cumprimento do memorando assinado com o Governo, em junho.
Guiné-Bissau

Professores guineenses marcam greve para novembro

Os dois sindicatos de professores da Guiné-Bissau emitiram um pré-aviso de greve para o período entre 06 e 24 de novembro para exigir o cumprimento do memorando assinado com o Governo, em junho.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau vai retomar emissões da RDP e RTP

As emissões da RDP e da RTP África na Guiné-Bissau vão ser retomadas a 08 de novembro, anunciaram os ministros da tutela guineense e português, após terem assinado um acordo político nesse sentido.
Guiné-Bissau

Emissões da RTP foram suspensas

O ministro da Comunicação Social da Guiné-Bissau reúne-se esta terça-feira em Lisboa com o seu homólogo português para ultrapassar a situação que levou ao corte das emissões da RTP na Guiné.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Acordo de media públicos e Governo 

Os trabalhadores dos órgãos de comunicação social públicos da Guiné-Bissau e o Governo chegaram a acordo, disse esta sexta-feira à agência Lusa o presidente do sindicato que os representa.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Temperaturas preocupam especialistas

Especialistas em saúde e em meteorologia da Guiné-Bissau estão a alertar a população para a necessidade de beber mais água e tomar banho constantemente, face às altas temperaturas registadas.
Guiné-Bissau

Dissidentes proibidos de usar símbolos do PAIGC

Três antigos dirigentes do PAIGC e deputados do parlamento nacional foram expulsos do partido. Agora, o Tribunal Regional de Bissau impede-os de usar o nome e o símbolo do PAIGC.
Incêndios

Incêndios. Guiné-Bissau solidária com vítimas

O Governo da Guiné-Bissau solidarizou-se com as famílias das vítimas dos incêndios registados domingo em Portugal.
Guiné-Bissau

Assalto ao PAIGC foi ato isolado, diz Governo

O Governo da Guiné-Bissau garantiu que os acontecimentos na sede nacional do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde foram um ato isolado e que tem a sua discordância.
Guiné-Bissau

Guiné. Aberto inquérito a incidentes em Bissau

O Governo da Guiné-Bissau abriu um inquérito aos incidentes registados no mercado do Bandim, principal centro comercial de Bissau, disse o porta-voz do Executivo guineense, Fernando Vaz.
Guiné-Bissau

Bissau. PJ detém jornalista e"blogger" Aly Silva

O jornalista e 'blogger' guineense António Aly Silva foi detido pela Polícia Judiciária da Guiné-Bissau. A ordem de detenção foi omitida por "alegada falta de presença numa diligência judicial".
Guiné-Bissau

Comunicação social guineense em greve

Os órgãos de comunicação social públicos da Guiné-Bissau iniciaram esta quarta-feira uma greve para reivindicar o cumprimento do acordo a que chegaram com o Governo a 18 de setembro.
Guiné-Bissau

Guiné. PM não compactua com atos destabilizadores

O Presidente da Guiné-Bissau diz que "não compactua" com atos que atentam contra a estabilidade do país e condenou o incidente registado na sede nacional do PAIGC.
Guiné-Bissau

PAIGC acusa dissidentes e PR de assalto

O PAIGC acusou o Grupo dos 15 - um grupo de dissidentes - e o Presidente da República, de orquestrarem o assalto desta quarta-feira à sede do partido.
Guiné-Bissau

Sede do PAIGC em Bissau tomada de assalto

120 jovens pediram para falar com a direção do partido e invadiram a sede quando não foram atendidos. Impediram os militantes do PAIGC de entrar e neste momento está um dispositivo policial no local.
Guiné-Bissau

Mais de 70 ONGs reunidas em Bissau

Este é o primeiro encontro dos últimos 23 anos. O objetivo é analisar o trabalho das últimas duas décadas e definir metas para o futuro.
Guiné-Bissau

Bissau recebe exposição sobre deficiências

O Centro Cultural Francês em Bissau, Guiné-Bissau, recebe uma exposição fotográfica para promover a participação de pessoas com deficiência na sociedade guineense.
Lusofonia

Angola e Moçambique são os lusófonos mais jovens

Angola e Moçambique são os países lusófonos com a população mais jovem. Portugal é o mais envelhecido; Macau é o que tem mais pessoas na faixa etária principal.
Guiné-Bissau

Guiné. Partidos pedem intervenção à ONU

Um grupo de partidos da Guiné-Bissau pediu, através de uma carta endereçada à ONU, a intervenção da comunidade internacional na aplicação dos acordos de Bissau e Conacri.
Guiné-Bissau

ONG da Guiné-Bissau não têm financiamento

O antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou a ausência de financiamento das ONGs por parte do Estado. Contudo, afirma que as organizações conquistaram o seu espaço no país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Eleições em "risco"

O presidente da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU -PDGB) avisou este sábado que não vai aceitar que o atual Governo organize as próximas eleições.
Marinha Portuguesa

Navio da Marinha já chegou a Bissau

1.141
O navio da Marinha portuguesa D. Carlos I chegou à Guiné-Bissau para realizar um levantamento hidrográfico no rio Geba e de acessos ao porto comercial de Bissau. O navio vai permanecer até dia 27.
Guiné-Bissau

PAIGC. Suspensão da RTP é "absoluta aberração"

O presidente do PAIGC considerou que a suspensão das operações da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) decretada pelo Governo da Guiné-Bissau é "uma absoluta aberração".
União Europeia

UE apoia Guiné-Bissau com 22 milhões de euros

A União Europeia anunciou que vai continuar a apoiar o programa para redução da mortalidade infantil e das mulheres na Guiné-Bissau com um financiamento de cerca de 22 milhões de euros.
Guiné-Bissau

FMI elogia progressos nas reformas da Guiné

O Fundo Monetário Internacional diz que a Guiné-Bissau registou progressos consideráveis no que toca às reformas estruturais no país.
Guiné-Bissau

Seis desaparecidos num naufrágio na Guiné-Bissau

Seis pessoas desapareceram depois de a piroga onde seguiam ter naufragado quando fazia a ligação entre as ilhas de Bubaque e Canhabaque, no sul da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Reino Unido pede solução à Guiné

O embaixador do Reino Unido no país pediu aos atores políticos guineenses uma solução para o impasse político. George Hodgson disse que a comunidade internacional só pode acompanhar.
Tráfico de Droga

Guiné. PJ prende homem com 56 cápsulas de cocaína

A Polícia Judiciária guineense prendeu um homem que tinha ingerido 56 cápsulas de cocaína. O nigeriano viajou do Brasil para Marrocos, e daí para Bissau.
RTP

Reabertura da RTP na Guiné "para breve"

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau afirmou estar para breve a reabertura do sinal da RTP no país africano, mas tudo terá que ser "numa base clara e de respeito mutuo".
Fundo Monetário Internacional

Guiné. FMI diz que crescimento deve ser potenciado

O FMI defende que o crescimento económico guineense, que tem estado acima do registado na África subsaariana nos últimos três anos, deve ser potenciado.
Guiné-Bissau

Guiné terá apoio na construção de centrais solares

O Banco de Desenvolvimento da África Ocidental anunciou que aprovou um financiamento de cerca de 38 milhões de euros na Guiné-Bissau para a construção de três centrais solares fotovoltaicas.
Guiné-Bissau

Guiné. PM quer prender quem insultar o presidente

O primeiro-ministro guineense quer prender todos os que insultarem o presidente e o presidente do parlamento. Umaro Sissoco Embaló disse querer "acabar com a balbúrdia" que se vive na Guiné.
PSD

Guiné. PSD destaca contributo do PRS na democracia

O responsável pelas relações externas do PSD sublinhou o "grande contributo" que o Partido da Renovação Social está a dar à democracia na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

PRS realiza primeiro congresso sem Kumba Ialá

O Partido de Renovação Social da Guiné-Bissau inicia na próxima semana o seu quinto congresso para eleger a nova direção do partido, o primeiro sem o seu fundador Kumba Ialá.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site