Guiné-Bissau

Lusofonia

Angola e Moçambique são os lusófonos mais jovens

Angola e Moçambique são os países lusófonos com a população mais jovem. Portugal é o mais envelhecido; Macau é o que tem mais pessoas na faixa etária principal.
Guiné-Bissau

Guiné. Partidos pedem intervenção à ONU

Um grupo de partidos da Guiné-Bissau pediu, através de uma carta endereçada à ONU, a intervenção da comunidade internacional na aplicação dos acordos de Bissau e Conacri.
Guiné-Bissau

ONG da Guiné-Bissau não têm financiamento

O antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou a ausência de financiamento das ONGs por parte do Estado. Contudo, afirma que as organizações conquistaram o seu espaço no país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Eleições em "risco"

O presidente da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU -PDGB) avisou este sábado que não vai aceitar que o atual Governo organize as próximas eleições.
Marinha Portuguesa

Navio da Marinha já chegou a Bissau

1.136
O navio da Marinha portuguesa D. Carlos I chegou à Guiné-Bissau para realizar um levantamento hidrográfico no rio Geba e de acessos ao porto comercial de Bissau. O navio vai permanecer até dia 27.
Guiné-Bissau

PAIGC. Suspensão da RTP é "absoluta aberração"

O presidente do PAIGC considerou que a suspensão das operações da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) decretada pelo Governo da Guiné-Bissau é "uma absoluta aberração".
União Europeia

UE apoia Guiné-Bissau com 22 milhões de euros

A União Europeia anunciou que vai continuar a apoiar o programa para redução da mortalidade infantil e das mulheres na Guiné-Bissau com um financiamento de cerca de 22 milhões de euros.
Guiné-Bissau

FMI elogia progressos nas reformas da Guiné

O Fundo Monetário Internacional diz que a Guiné-Bissau registou progressos consideráveis no que toca às reformas estruturais no país.
Guiné-Bissau

Seis desaparecidos num naufrágio na Guiné-Bissau

Seis pessoas desapareceram depois de a piroga onde seguiam ter naufragado quando fazia a ligação entre as ilhas de Bubaque e Canhabaque, no sul da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Reino Unido pede solução à Guiné

O embaixador do Reino Unido no país pediu aos atores políticos guineenses uma solução para o impasse político. George Hodgson disse que a comunidade internacional só pode acompanhar.
Tráfico de Droga

Guiné. PJ prende homem com 56 cápsulas de cocaína

A Polícia Judiciária guineense prendeu um homem que tinha ingerido 56 cápsulas de cocaína. O nigeriano viajou do Brasil para Marrocos, e daí para Bissau.
RTP

Reabertura da RTP na Guiné "para breve"

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau afirmou estar para breve a reabertura do sinal da RTP no país africano, mas tudo terá que ser "numa base clara e de respeito mutuo".
Fundo Monetário Internacional

Guiné. FMI diz que crescimento deve ser potenciado

O FMI defende que o crescimento económico guineense, que tem estado acima do registado na África subsaariana nos últimos três anos, deve ser potenciado.
Guiné-Bissau

Guiné terá apoio na construção de centrais solares

O Banco de Desenvolvimento da África Ocidental anunciou que aprovou um financiamento de cerca de 38 milhões de euros na Guiné-Bissau para a construção de três centrais solares fotovoltaicas.
Guiné-Bissau

Guiné. PM quer prender quem insultar o presidente

O primeiro-ministro guineense quer prender todos os que insultarem o presidente e o presidente do parlamento. Umaro Sissoco Embaló disse querer "acabar com a balbúrdia" que se vive na Guiné.
PSD

Guiné. PSD destaca contributo do PRS na democracia

O responsável pelas relações externas do PSD sublinhou o "grande contributo" que o Partido da Renovação Social está a dar à democracia na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

PRS realiza primeiro congresso sem Kumba Ialá

O Partido de Renovação Social da Guiné-Bissau inicia na próxima semana o seu quinto congresso para eleger a nova direção do partido, o primeiro sem o seu fundador Kumba Ialá.
Guiné-Bissau

Guiné. PM diz que vão ultrapassar impasse político

O primeiro-ministro guineense disse que o país está a evoluir, que não há violência nas ruas e que é necessário trabalhar com a ONU para atingir os restantes objetivos.
Augusto Santos Silva

Declaração do embaixador da Guiné é "inaceitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que as declarações do embaixador da Guiné Bissau sobre a revisão do acordo de transmissão da RTP e RDP são "inaceitáveis", mas a situação já foi esclarecida.
Comunicação Social

Guiné. Comunicação social cancela greve prevista

Os órgãos de comunicação social públicos da Guiné-Bissau cancelaram a greve de três dias, que ia começar hoje, depois de terem chegado a um entendimento com o Governo.
Guiné-Bissau

PSD presente no congresso do PRS da Guiné-Bissau

O Partido Social-Democrata português confirmou a presença no quinto congresso ordinário do Partido da Renovação Social, a segunda força mais votada nas últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné. Empresários analisam oportunidades no país

Uma missão empresarial da Câmara Agrícola Lusófona iniciou uma visita à Guiné-Bissau para analisar oportunidades de negócio no setor e fomentar o comércio entre empresários dos dois país.
Guiné-Bissau

Órgãos de comunicação social em greve

Os órgãos de comunicação social públicos guineenses anunciaram um pré-aviso de greve de três dias para reivindicarem o cumprimento de uma série de exigências.
Guiné-Bissau

ONU e União Africana querem continuação da CEDEAO

A força militar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental na Guiné-Bissau termina o seu mandato a 30 de setembro. A ONU e a União Africana querem a sua continuidade.
Guiné-Bissau

Guiné. Potencial agrícola poupa recursos do país

O Presidente da Guiné acredita que com o potencial agrícola do país que não será preciso tocar nos recursos naturais. José Mário Vaz diz que há "todas as condições" para se viver bem sem os recursos.
Guiné-Bissau

PR da Guiné-Bissau aprova comunidade internacional

O presidente guineense disse que a posição da comunidade internacional sobre a Guiné-Bissau é a mais correta. Segundo José Mário Vaz, têm de ser os guineenses a encontrar as soluções.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau vai ter estudo sobre má nutrição

A União Europeia, o Governo da Guiné-Bissau e o Programa Alimentar Mundial vão financiar um estudo para analisar a incidência de má nutrição no país.
Guiné-Bissau

Deputadas da Guiné querem mulheres na política

A Rede de Mulheres Parlamentares da Guiné-Bissau vai realizar uma ação para sensibilizar as mulheres guineenses a participarem na política e concorrerem aos cargos de decisão.
Guiné-Bissau

Guiné. Participação de petrolífera aumentada

A petrolífera australiana Far Limitada anunciou que o Governo da Guiné-Bissau aprovou o aumento da sua participação nas licenças de exploração.
Guiné-Bissau

Guiné. Relação com Portugal está "muito boa"

O chefe do Governo guineense afirmou esta segunda-feira que a relação com Portugal está "muito bem e continuará" e mesmo que haja "discórdia" não significa que os dois países sejam "inimigos".
Guiné-Bissau

Guiné. Governo quer chegar a acordo sobre pescas

O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse que espera chegar a um acordo com a União Europeia sobre as pescas. Umaro explicou também que a União Europeia é um "grande parceiro" do país
Guiné-Bissau

Guiné. Prisão para quem peça esmola

344
Na Guiné-Bissau "qualquer criança encontrada na rua a pedir esmola será detida". A ordem é do primeiro-ministro que aconselha os pais a entregarem as crianças ao Estado se não tiverem recursos.
Guiné-Bissau

Guiné. "Questão da RTP vai ser ultrapassada"

O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse que Portugal e Guiné-Bissau não são inimigos e que a questão da suspensão de atividades da RTP no país vai ser "brevemente ultrapassada".
Guiné-Bissau

ONU "encorajada" com encontros de Bissau

O presidente da configuração Guiné-Bissau da Comissão da ONU para a Consolidação da Paz disse ter ficado "encorajado" com os encontros que teve com atores políticos da Guiné-Bissau.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Reuniões? Só se RTP retomar emissões

Portugal está "inteiramente disponível" para negociar com a Guiné-Bissau a revisão da cooperação na área da comunicação social, mas só após Bissau repor as emissões.
Guiné-Bissau

Pais afirmam que programa escolar não foi cumprido

O presidente da associação de pais e encarregados de educação dos alunos da Guiné-Bissau afirmou que 40% do programa escolar ficou por cumprir este ano letivo.
CPLP

Guiné organiza congresso da Educação Ambiental

130
A Guiné-Bissau foi eleita país organizador do V Congresso de Educação Ambiental dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa, a realizar em 2019.
Guiné-Bissau

Exportação de caju deverá ter "queda considerável"

O presidente da Associação dos Importadores e Exportadores da Guiné-Bissau afirmou que a exportação de caju deverá ter uma "queda considerável" em relação a 2016, devido à interferência do Governo.
Guiné-Bissau

Campanha de caju com nota negativa

O presidente da Associação Nacional de Intermediários da Guiné-Bissau, Nelson Bandica, fez um balanço negativo da campanha de caju de 2017, que deverá terminar em setembro.
Guiné-Bissau

FMI liberta 3,5 milhões em apoio à Guiné

Angola não apresentou qualquer objeção à revisão do programa do Fundo Monetário Internacional na Guiné-Bissau e à libertação de um apoio financeiro de 3,5 milhões de euros.
CPLP

Líder da CPLP. Impasse na Guiné-Bissau preocupa

A diretora-geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Georgina Benrós de Mello, está preocupada com o impasse político na Guiné-Bissau, um dos nove Estados-membros do bloco.
Guiné-Bissau

Guiné é suportada com receitas da alfândega

O Estado da Guiné-Bissau tem funcionado com receitas geradas internamente e provenientes das alfândegas e dos impostos, disse o ministro das Finanças guineense, João Fadiá.
Guiné-Bissau

EuroAtlantic Airways reduz ligações à Guiné-Bissau

A partir de 2 de agosto a companhia aérea portuguesa euroAtlantic Airways vai realizar apenas um voo semanal para a capital da Guiné-Bissau devido ao "excedente de oferta de mercado".
Guiné-Bissau

Capturadas 11 pirogas do Senegal em pesca ilegal

As autoridades da Guiné-Bissau anunciaram que capturaram 11 pirogas de pescadores do Senegal que se encontravam a pescar ilegalmente em águas guineenses.
CPLP

Guiné quer acolher Congresso da Educação Ambiental

A Guiné-Bissau vai candidatar-se para acolher o V Congresso Internacional da Educação Ambiental da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa prevista para 2019.
Guiné-Bissau

Polícia volta a proibir manifestação de cidadãos

Movimento de cidadãos inconformados com a crise política queixa-se de ter sido impedido de fazer manifestação pacífica este sábado em Bissau.
Diplomacia

RTP. CPLP confia na maturidade de Lisboa e Bissau

A secretária executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa afirmou que Portugal e Guiné-Bissau têm "maturidade política" para resolver a suspensão das emissões da RTP e RDP.
Guiné-Bissau

Concessionária do porto de Bissau pagará divida

O ministro dos Transportes guineense, Fidelis Forbs, adiantou que for concessionada a gestão do principal Porto de Bissau será responsável pelo pagamento da divida de 5,9 milhões de euros à Tertir.
Guiné-Bissau

2 empresas concorrem à concessão de porto na Guiné

Duas empresas internacionais concorreram à gestão do principal Porto comercial da Guiné-Bissau e até agosto o Governo guineense irá anunciar o vencedor do concurso.
RTP

Guiné-Bissau: Portugal "é um país irmão"

O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que foi preciso coragem para pedir a renegociação dos acordos de cooperação no âmbito da comunicação social.
Guiné-Bissau

Embaixada em Bissau promove curso de alfabetização

A embaixada de Portugal na Guiné-Bissau vai promover, juntamente com o Ministério da Defesa guineense, um curso de alfabetização para elementos das Forças Armadas de vários quartéis.
Pesca

Pescas. Guiné confirma desacordo com UE

O ministro das Pescas da Guiné-Bissau confirmou que o país e a UE não chegaram a um acordo quanto aos valores que os europeus querem pagar para continuarem a pescar nas águas guineenses.
Guiné-Bissau

RTP. Governo guineense critica líder do parlamento

O ministro da Comunicação Social guineense, Vítor Pereira, lamentou que o líder do parlamento do país, Cipriano Cassamá, se tenha "aliado aos ditames e interesses estrangeiros" no caso RTP/RDP.
Guiné-Bissau

Guiné. Quase um terço das crianças não estuda

23% das crianças cabo-verdianas não vai à escola, avança o relatório da organização não-governamental Plan Internacional. O estudo concluiu ainda que há uma taxa de abandono escolar de 18%.
Guiné-Bissau

RTP espera que suspensão "seja temporária"

O presidente da RTP disse esperar que a suspensão da RTP na Guiné-Bissau "seja temporária" e lamentou a redução dos "graus de liberdade do povo" guineense com aquela decisão.
RTP

Guiné. Repórteres Sem Fronteiras contra fim da RTP

A suspensão da atividade da RTP e da RDP na Guiné-Bissau levou a que a organização Repórteres Sem Fronteiras condenasse essa atitude. Falam em "violação da liberdade de expressão e informação".
Guiné-Bissau

Guiné. Redução de stocks de pescas é um risco

O impacto da redução dos stocks de pescas na segurança marítima do Golfo da Guiné está a ser subestimado, avisou um especialista em segurança marítima.
Guiné-Bissau

PRS não sabia da suspensão da RTP na Guiné-Bissau

Líder do Partido da Renovação Social da Guiné-Bissau diz que o partido não foi consultado nem antes nem depois da decisão do Governo de suspender as emissões da RDP e RTP-Áfica no país.
RTP

Suspensão da RTP em Bissau é uma questão técnica

O ministro da Comunicação Social da Guiné-Bissau explicou que a decisão de suspensão das atividades da RTP África e da RDP no país é uma questão técnica e que já tinha avisado Portugal há meses.
Guiné-Bissau

Guiné. Santos Silva quer fim da suspensão da RTP

Augusto Santos Silva apelou ao governo guineense que reverta a suspensão da atividade da RTP e RDP no país, avisando que essa decisão cria uma situação "muito problemática" na relação bilateral.
Guiné-Bissau

Ministro respondeu a Bissau sobre cooperação media

O Ministério da Cultura disse que enviou uma carta ao Governo guineense, na semana passada, na qual admite iniciar um processo negocial com a Guiné-Bissau para rever a cooperação dos media.
Guiné-Bissau

UE. "Limitação da liberdade de imprensa" na Guiné

O representante da União Europeia em Bissau, Victor Madeira dos Santos, considerou "uma limitação da liberdade de imprensa" a decisão do Governo de suspender a atividade da RTP, da RDP e da Lusa.
Guiné-Bissau

Atentado à liberdade de imprensa, diz o Governo

O Governo português classificou como "um atentado à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa" a intenção do executivo de sspender atividades da RTP, da RDP e da Agência Lusa na Guiné-Bissau.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site