Israel

Israel

Protestos contra expulsão de 38 mil  imigrantes

Cerca de dez mil pessoas protestaram em Telavive contra o plano israelita para expulsar do país 38 mil imigrantes africanos, sob ameaça de serem detidos caso se neguem a fazê-lo "voluntariamente".
Jerusalém

Embaixada dos EUA em Jerusalém deve abrir em maio

Dois responsáveis norte-americanos disseram que a nova embaixada dos EUA em Jerusalém abrirá em maio de 2018 para coincidir com o 70.º aniversário da independência de Israel.
Israel

Israel avisa Irão para não testar determinação

O primeiro-ministro israelita advertiu o Irão sobre as consequências de novas agressões, mostrando um fragmento que será de um drone da Síria filmado na semana passada em território israelita.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel bombardeia posições do Hamas em Gaza

Israel bombardeou seis posições do Hamas em Gaza, depois de uma explosão na fronteira ter ferido quatro soldados israelitas, dois deles com gravidade, segundo fontes das partes envolvidas.
Líbano

Hezbollah sozinho na "guerra do gás" contra Israel

O líder do Hezbollah garante que o partido xiita é a "única força" do Líbano na "guerra do gás" contra Israel. O Líbano assinou o seu primeiro contrato de prospeção de hidrocarbonetos no Mediterrâneo.
Israel

Netanyahu convidado para a Casa Branca

O primeiro-ministro israelita vai ser recebido na Casa Branca a 5 de março. Benjamin Netanyahu está a enfrentar pressões para pedir a demissão, depois de várias acusações de corrupção.
Israel

Polícia vai acusar Netanyahu de corrupção

124
Depois de extensas investigações, as autoridades israelitas aconselharam o Ministério Público a acusar o primeiro-ministro. Em causa estão alegados subornos. Netanyahu diz que é "difamação".
Escritores

Grossman vence maior prémio literário israelita

O escritor é o vencedor deste ano do Israel Prize, o mais importante galardão literário israelita. No anúncio, o júri elogiou a grande sabedoria e sensibilidade do autor "mais adorado" de Israel.
Israel

EUA negam conversas com Israel sobre colonatos

A Casa Branca negou estar a negociar com Israel a anexação de colonatos na Cisjordânia. O presidente israelita garante estar em conversações com os Estados Unidos "há algum tempo".
Israel

Netanyahu discute anexação de colonatos com os EUA

O primeiro-ministro israelita revelou que discute "há algum tempo" a anexação dos colonatos da Cisjordânia com os Estados Unidos. Os colonatos são considerados ilegais pelas Nações Unidas.
Israel

Ataque foi "duro golpe" nas forças da Síria e Irão

140
O primeiro-ministro israelita diz que o país deu "duros golpes" nas forças do Irão e da Síria com os ataques aéreos de sábado, quando há uma escalada de tensão na fronteira entre Israel e Síria.
Síria

Exército israelita lança ataque na Síria

443
O Exército de Israel atacou os objetivos iranianos na Síria e o sistema de defesa antiaéreo sírio depois de um caça israelita ter sido abatido durante a manhã deste sábado. Líbia condenou ataque.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel e Hamas alertam para nova guerra em Gaza

O chefe do Estado-Maior israelita advertiu o Governo para a crescente possibilidade de uma nova guerra em Gaza contra o movimento radical islâmico palestiniano Hamas.
Israel

Netanyahu aprova colunato ilegal na Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita anunciou a aprovação retroativa de um colonato selvagem na Cisjordânia ocupada, em resposta à morte, no mês passado, de um rabino israelita que aí residia.
União Europeia

UE pede a Trump para não negociar sozinho

A chefe da diplomacia europeia pediu a Donald Trump para não negociar sozinho a paz entre israelitas e palestinianos. A UE anunciou um novo pacote de ajuda à Palestina.
Holocausto

Israel chama embaixador polaco para explicar lei

Embaixador da Polónia em Israel foi chamado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita para dar explicações sobre o projeto de lei que proíbe a menção a crimes realizados pela "nação polaca"
Estados Unidos da América

Vice-PR dos EUA em "Jerusalém, capital de Israel"

Mike Pence disse que a decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel "vai criar uma oportunidade de avançar, com boa-fé, com as negociações israelo-palestinianas".
Israel

Ahed Tamimi fica detida até julgamento

Ahed Tamimi, a adolescente palestiniana que foi filmada a bater em militares, vai ficar detida até ao julgamento. Não há ainda data para o julgamento, pelo que Tamimi pode ficar detida durante meses.
Mundo

Israel critica discurso de Mahmoud Abbas

Líderes israelitas criticaram o presidente da Autoridade Palestiniana por um discurso numa reunião do Conselho Central da Organização da Libertação da Palestina contra Donald Trump e Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel destrói túnel na fronteira de Gaza

Um túnel com uma extensão de 1,5 quilómetros situado na fronteira da faixa de Gaza foi destruído por um bombardeamento israelita. Não há registo de vítimas.
Israel

Netanyahu queria dar terra egípcia a palestinianos

Em 2014, Benjamin Netanyahu pediu a Obama que convencesse o Egito a dar parte do Sinai para o futuro Estado palestiniano. O primeiro-ministro israelita queria anexar a Israel boa parte da Cisjordânia.
Irão

Irão saúda mobilização contra EUA e Israel

O Guia Supremo iraniano saudou o "movimento maciço do povo" contra os "inimigos" Estados Unidos e Israel. Na passada semana, manifestações no Irão fizeram 21 mortos.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina. Países árabes querem Jerusalem capital

Os chefes da diplomacia de seis países árabes anunciaram uma iniciativa para convencer a comunidade internacional a reconhecer um Estado palestiniano com Jerusalém como capital.
Recep Tayyip Erdogan

Turquia acusa EUA e Israel de interferência

Erdogan afirmou que o facto de alguns países "sobretudo os Estados Unidos e Israel" se meterem nos assuntos internos do Irão e Paquistão "vira as pessoas umas contra as outras nesses países".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel abre inquérito a morte de palestiniano

O Exército israelita anunciou a abertura de um inquérito sobre a morte de um palestiniano em cadeira de rodas abatido a tiro em Gaza durante os confrontos registados a 15 de dezembro de 2017.
Presidente Trump

Palestina diz que Cidade Santa "não está à venda"

Depois de Donald Trump ter ameaçado cortar a ajuda financeira à Palestina, esta responde que a Cidade Santa "não está à venda por ouro ou mil milhões".
Arqueologia

Selo com 2700 anos revela governador de Jerusalém

939
Um pequeno selo de barro com 2700 anos foi descoberto esta segunda-feira, na Cidade Velha de Jerusalém, e menciona a figura que todos achavam nunca ter existido.
Jerusalém

Jerusalém. Ministro propõe estação "Donald Trump"

243
O ministro dos Transportes israelita quer estender a linha ferroviária de alta velocidade e construir uma estação com o nome "Donald Trump". O projeto está avaliado em mais de 700 milhões de dólares.
Nações Unidas

EUA cortam orçamento da ONU em 240 milhões

1.628
O corte orçamental do país que mais contribui para a ONU surge menos de uma semana depois de a maioria dos países das Nações Unidas terem condenado a decisão norte-americana sobre Jerusalém.
Jerusalém

Os próximos países a mudar a embaixada em Israel

228
Depois dos EUA e da Guatemala, as Honduras podem ser o próximo país na lista. Governo israelita diz que está a negociar com dez países para que reconheçam Jerusalém como a capital de Israel.
Jerusalém

Decisão da Guatemala é um "ato vergonhoso"

Palestinianos classificaram a decisão da Guatemala de transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém, como os Estados Unidos, como um "ato vergonhoso e ilegal".
Conflito Israelo-palestiniano

Papa pede paz em Jerusalém e em toda a terra santa

O papa Francisco apelou hoje à "paz para Jerusalém e para toda a Terra Santa" na sua tradicional mensagem de Natal na Praça de São Pedro, no Vaticano, antes da bênção 'urbi et orbi'.
Jerusalém

Israel agradece à Guatemala por mudar embaixada

278
O governo israelita agradeceu a "verdadeira amizade" que existe entre Israel e a Guatemala, depois de aquele país anunciar a intenção de transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém.
Israel

Lorde cancela espetáculo em Israel após críticas

238
A cantora neozelandesa Lorde anunciou o cancelamento de um espetáculo previsto para Israel, depois de uma corrente de críticas de fãs e ativistas, segundo a imprensa local.
Jerusalém

Guatemala também muda embaixada para Jerusalém

323
Presidente Jimmy Morales falou com o primeiro-ministro de Israel e anunciou numa curta mensagem no Facebook que vai seguir a decisão de Donald Trump e mudar embaixada de Tel-Aviv para Jerusalém.
Israel

Banco de Israel estuda criação de criptomoeda

O banco central israelita está a ponderar avançar com a criação de uma moeda digital para facilitar pagamentos e combater a economia paralela. Governo estará a preparar medidas para apoiar iniciativa.
Faixa de Gaza

Palestiniano alvejado por israelitas morre

122
Um palestiniano morreu nove dias depois de ter sido ferido durante uma manifestação na Faixa de Gaza contra o reconhecimento norte-americano de Jerusalém como a capital de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina retira EUA das negociações de paz

A decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel e de mudar para lá a embaixada dos EUA continua a ter repercussões. Abbas quer que UE assuma mediação do processo de paz.
Jerusalém

Dois palestinianos mortos em manifestações

Novos protestos contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel causaram esta sexta-feira dois mortos e vários feridos nos territórios palestinianos.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Palestiniano morto por soldados israelitas

Um palestiniano foi morto a tiro por soldados israelitas na Faixa de Gaza. O homicídio foi durante manifestações de protesto contra o reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel.
Nações Unidas

ONU condena decisão americana sobre Jerusalém

825
Numa sessão que os EUA prometeram não esquecer, a ONU votou uma resolução de condenação à decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Só 9 países apoiaram os americanos.
Jerusalém

ONU vota condenação ao reconhecimento de Jerusalém

365
Os 193 países-membros da Assembleia-geral das Nações Unidas vão votar uma resolução contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel por parte dos Estados Unidos da América.
Jerusalém

Trump vai cortar ajuda a quem votar contra na ONU

747
Os países árabes e muçulmanos convocaram uma reunião da assembleia-geral de emergência para discutir mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém. Donald Trump ameaça quem votar contra a sua decisão.
Jerusalém

Jerusalém. EUA deixam aviso na ONU

870
"O presidente e os Estados Unidos levam este voto pessoalmente", disse Nikki Haley numa carta enviada aos membros da ONU antes do voto sobre o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Jerusalém. Países árabes levam resolução à ONU

Os países árabes vão levar o projeto de resolução sobre Jerusalém, vetado pelos EUA no Conselho de Segurança, à Assembleia Geral das Nações Unidas.
Estados Unidos da América

Jerusalém. EUA vetam resolução da ONU

Os EUA foram o único país a votar contra uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenava o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Turquia

Turquia quer abrir embaixada em Jerusalém Oriental

Erdogan quer abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano. Algo que ainda não aconteceu, segundo o presidente turco, porque a cidade "está ocupada".
Indonésia

Religiosos pedem boicote a produtos dos EUA

Clérigos muçulmanos apelaram ao boicote de produtos norte-americanos no maior protesto na Indonésia contra o reconhecimento pelo Presidente dos EUA de Jerusalém como a capital de Israel.
Jerusalém

Palestinianos em Lisboa apelam aos portugueses

965
Cerca de 50 palestinianos manifestaram-se em Lisboa. O grupo pediu solidariedade dos portugueses contra a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Conselho de Segurança

Bloco pede "posição firme" contra Israel

838
Catarina Martins considera que "cabe a Portugal e a todos os países europeus dizer claramente que não aceita que Israel se possa candidatar ao Conselho de Segurança das Nações Unidas".
Jerusalém

Jerusalém. ONU prepara projeto

A ONU está a preparar um projeto contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos Estados Unidos. O objetivo é mostrar o isolamento do norte-americanos no Conselho de Segurança.
Jerusalém

Países islâmicos: Jerusalém é capital palestiniana

Depois de Donald Trump ter reconhecido Jerusalém como capital israelita, chega a resposta dos países muçulmanos. Consideram Jerusalém Leste capital palestiniana.
Jerusalém

Acordo de Oslo já não está em vigor, diz Abbas

O presidente da Autoridade Palestiniana considera que os Acordos de Oslo deixaram de estar em vigor devido à posição dos EUA, que reconheceu Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Irão apoia intifada palestiniana contra Israel

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, apoia a "resistência" da Palestina "contra o inimigo (sionista) Israel". Região continua a viver clima de forte tensão.
António Guterres

Guterres sobre a Coreia, Trump e Jerusalém

162
O secretário-geral da ONU deu uma longa entrevista à CNN, onde falou sobre a Coreia do Norte, Donald Trump e Jerusalém. António Guterres garante que "alguém vai ocupar o vazio deixado pelos EUA".
Israel

Israel volta a bombardear Hamas em Gaza

O exército israelita voltou a bombardear posições do movimento Hamas na Faixa de Gaza. O ataque foi uma resposta ao lançamento de projéteis em direção a Israel pelas milícias palestinianas.
Jerusalém

Hezbollah mobiliza manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas responderam a um apelo do Hezbollah e concentraram-se no sul de Beirute em protesto contra a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Santos Silva esteve reunido com Netanyahu

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que Portugal transferirá a embaixada em Israel para Jerusalém no "exato dia" em que transferir também para esta cidade a representação na Palestina.
Jerusalém

Rússia, China e Índia apelam a respeito de acordos

China, Índia e Rússia defenderam que a solução do conflito israelo-palestiniano passa pelo respeito das resoluções das Nações Unidas e das "fronteiras mutuamente reconhecidas".
Israel

Reconhecimento de Jerusalém "torna a paz possível"

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, considera que a decisão de Donald Trump de considerar Jerusalém capital de Israel pode trazer a paz no Médio Oriente.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestiniano esfaqueia israelita em Jerusalém

A decisão dos EUA de reconhecerem Jerusalém como capital de Israel tem levado a vários protestos desde quarta-feira. De Marrocos à Indonésia, este domingo registaram-se mais confrontos.
História

Especial/ Jerusalém: das três religiões à terceira Intifada

231
Continuação da conturbada história de Jerusalém, dos primeiros anos da conquista islâmica até à surpreendente decisão de Donald Trump de reconhecer a cidade como capital de Israel.
Jerusalém

Macron pede a Israel "gestos corajosos"

O Presidente francês pediu hoje ao primeiro-ministro israelita "gestos corajosos em relação aos palestinianos", citando nomeadamente "o congelamento da colonização" para sair do atual impasse.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site