790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eleições na Madeira

Noticiário

4h. Ventura coloca linha vermelha ao PSD/Madeira

André Ventura fecha a porta a qualquer acordo com Miguel Albuquerque após eleições na Madeira. Ainda, SC Braga venceu o Vizela por 2-1 e ultrapassou o FC Porto no terceiro lugar.
Eleições na Madeira

IL traça objetivo de aumentar votos e deputados

"Vamos participar nestas eleições com esse objetivo, de crescer, consolidar, fazer com que o liberalismo fique cada vez mais implementado na Madeira", disse Nuno Morna, cabeça de lista pelo partido.
Eleições na Madeira

CDS-PP diz ser "porto seguro" para descontentes

José Manuel Rodrigues diz aos eleitores que votar no CDS é votar num partido que "é um porto seguro" e que a sua lista quer "servir a Madeira e o Porto Santo".
Eleições na Madeira

Albuquerque assume não ter "linhas vermelhas"

O líder do PSD/Madeira afirma que o partido tem de "pensar é em ganhar as eleições", mas questionado sobre cenários de diálogo com o Chega diz não colocar "linhas vermelhas para nenhum partido".
Eleições na Madeira

Chega/Madeira quer aumentar grupo parlamentar

Miguel Castro, cabeça de lista na Madeira, salientou que as expectativas para as eleições "são as possíveis" e apelou à capacidade dos madeirenses para escolherem um governo que seja "profícuo".
Eleições na Madeira

PAN/Madeira vai eleger Mónica Freitas porta-voz

Na próxima assembleia de filiados, no dia 13 de abril, o partido vai eleger a deputada única (no parlamento da Madeira) Mónica Freitas. Será também apresentada a lista de candidatos às eleições.
Noticiário

10h.Madeira. PS,PSD e Chega concordam com eleições

Os partidos concordam com a decisão de Marcelo, mas dividem-se sobre se Miguel Albuquerque deve ou não entrar na corrida eleitoral. Ainda, Nuno Melo não esclarece se vai ou não ser ministro.
Governo Regional da Madeira

PS/Madeira: eleições "defendem a democracia"

Crise política no Governo Regional da Madeira levou o Presidente da República a convocar eleições antecipadas. Oposição concorda com decisão de Marcelo.
Noticiário

22h. PS/Madeira. "Eleições defendem democracia"

O líder socialista na Madeira diz que esta é a única saída da crise política. Paulo Cafôfo defende que o Governo Regional do PSD, perdeu a confiança dos madeirenses e não tem condições para continuar.
Noticiário

21h. PR dissolve Parlamento da Madeira

Marcelo Rebelo de Sousa dissolveu Parlamento da Madeira após reunião do Conselho de Estado. Ainda, Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República.
Noticiário

23h. Alberto João Jardim defende eleições

Alberto João Jardim defende eleições antecipadas na Madeira. Ainda, um estudo do ISCTE com a fundação Friedrich Ebert que diz que portugueses são progressistas, mas críticos da democracia.
Eleições na Madeira

Mesa do Congresso: Albuquerque nega demissão

"Forçado a sair não sou. Quando eu quiser me ir embora, peço a demissão", disse Miguel Albuquerque sobre a possível demissão da Mesa do Congresso do PSD. Lembrou ainda que foi eleito "em congresso".
Madeira

Albuquerque. A haver eleições, PSD vai sozinho

Presidente do PSD/Madeira entrega candidatura que não recusa "disputa dentro do partido" — até acha "positivo". "Aquilo que proponho na minha moção é PSD concorrer sozinho", afirma Miguel Albuquerque.
Eleições na Madeira

Albuquerque "perfeitamente capaz" de ir a eleições

O líder social-democrata esclarece que, apesar de ter admitido que se afastaria da vida política ativa, houve uma "alteração de circunstâncias bastante evidente" que o fez voltar atrás.
Noticiário

18h. PR elogia decisão de manter governo de gestão

Marcelo Rebelo de Sousa afirma que a escolha de Irineu Barreto em manter o Governo Regional da Madeira é "uma boa decisão". E ainda, Diogo Ribeiro vence 100 metros mariposa. 
Noticiário

06h. Madeira. Ireneu Barreto fala hoje ao país

Ireneu Barreto anuncia decisão sobre a situação na Madeira, depois da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa em Belém. Ainda, os destaques dos debates eleitorais entre PS e BE, e Livre e Chega.
Noticiário

14h. PS Madeira pede eleições antecipadas

Secretária-geral do partido, na Madeira, reitera ainda pedido de eleições antecipadas. Ainda, António Costa afirma que as previsões económicas da Comissão Europeia revelam "bons sinais de confiança".
Noticiário

14h. Polícias. Greve pode pôr em risco soberania

João Alvelos, responsável do OSCOT, defende que direito à greve dos polícias pode pôr em risco soberania do país. PS Madeira insiste em eleições antecipadas.
Eleições na Madeira

Madeira. José Manuel Rodrigues reeleito 

O deputado do CDS-PP foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa com 40 votos a favor, vai presidir aos trabalhos da XIII legislatura. Foram também eleitos os três vice-presidentes.
Madeira

Chega no lado esquerdo? Ventura acha "ridículo"

O PSD propõe que o Chega fique sentado no lado esquerdo do hemiciclo da Assembleia Regional da Madeira e que os deputados fiquem alinhados na vertical. Ventura diz que se quer "menorizar o partido".
Madeira

Novo Governo Regional da Madeira toma posse 

A nova legislatura fica marcada pela estreia do Chega e da IL na atividade parlamentar, além dos regressos do BE e do PAN. PSD celebrou com a deputada do PAN para conseguir a maioria absoluta.
Eleições na Madeira

CDS-PP aprova acordos de governo com PSD

O CDS-PP/Madeira aprovou, por maioria, os acordos governamentais e de incidência parlamentar com o PSD, que definem "princípios fundamentais de cooperação, solidariedade e convergência".
Jovens

Mas não há jovens na sala?

Este ponto de vista idadista com que tenho contactado ignora que Mónica Freitas tem já um caminho na política. Não é senão uma postura paternalista face ao que pode trazer de positivo para a Madeira.
Eleições na Madeira

Líder do PS-M declara apoio a Cafôfo

Sérgio Gonçalves, candidato derrotada nas últimas eleições da Madeira, vai afastar-se da liderança do PS-M e declarou o apoio a Paulo Cafôfo, atual secretário de Estado das Comunidades.
Eleições na Madeira

Madeira: PSD aprova acordos de governo

A deputada única eleita pelo PAN e o presidente do PSD/Madeira negociaram um acordo de incidência parlamentar para a legislatura, garantindo assim a viabilização do terceiro executivo.
Eleições na Madeira

Albuquerque diz que PS teve "votação catastrófica"

Miguel Albuquerque alertou para a "votação catastrófica" do PS nas eleições da Madeira e sublinhou a necessidade de reestruturar o partido para que possa ser "alternativa" e não apenas de "protesto".
Eleições na Madeira

Líder do PS da Madeira não se recandidata

"Cumprirei até ao fim o meu mandato como presidente do PS da Madeira, mas não serei candidato à liderança do Partido Socialista da Madeira nas próximas eleições internas", afirmou Sérgio Gonçalves.
Eleições na Madeira

Governo Regional deverá tomar posse dia 17

O Governo Regional da Madeira, liderado PSD/CD-PP e em coligação com o PAN, deverá tomar posse a dia 17 de outubro, diz Miguel Albuquerque, que admite preparar para "novos desafios da conjuntura".
Democracia

Democracia: 4 lições da Madeira, Espanha, Portugal

A quarta lição da democracia, é que cada vez mais os cidadãos, que em geral vivem vidas difíceis, são sensíveis a temas como corrupção, mau uso de dinheiros públicos, peculato e nepotismo.
Vichyssoise

"Ambientalistas coligam-se também à direita"

Sousa Real diz que a única linha vermelha que tem é o Chega e não exclui acordo com o PSD nacional, que dependerá do programa de Montenegro. Contra-ataca críticos internos, incluindo André Silva.
Fora do Baralho

TAP até pode ser dada. E Montenegro, errou?

Pós-eleições na Madeira na jogada da semana. PSD fez bem em em criar barreira ao Chega? Ainda as broncas no PAN, a privatização da TAP, os carris de Galamba e o "ativismo do bom" que foi ao TEDH.
Atualidade

Os destaques da entrevista de Cavaco Silva

Do silêncio de António Costa na reunião do Conselho de Estado ao resultado das eleições na Madeira - "uma profunda derrota do PS". Os destaques da entrevista de Cavaco Silva ao Observador.
Eleições na Madeira

Porta-voz do PAN da Madeira desfilia-se do partido

"Era ou ela ou eu". Líder do PAN Madeira demite-se do cargo e sai do partido acusando Inês Sousa Real de "falta de caráter", de "mentir muito", e de usar estatutos "para vinganças pessoais".
Eleições na Madeira

Acordo com o PAN motiva críticas no PSD rural

Aliança entre PSD-Madeira e o PAN está a levantar preocupações entre dirigentes nacionais. 'Vice' da bancada e presidente da distrital de Santarém, João Moura, alerta para os "riscos" da parceria.
Direto ao Assunto

"Sousa Real responsável por desorganização do PAN"

Eurodeputado Francisco Guerreiro acredita que "não há outra pessoa a culpar" pela desorganização do partido. Considera acordo na Madeira "nada de substancial" e medidas do PAN "não transformadoras".
Eleições na Madeira

Porta-voz do PAN compara Sousa Real a Ventura

Joaquim Sousa acusa Inês Sousa Real de perseguir os que não concordam com ela e de estar a transformar "o PAN num partido desnecessário da democracia".
Resposta Pronta

Joaquim Sousa: "PAN foi substituído por PAN S.A."

Resposta do coordenador do PAN/Madeira ao anúncio de que a direção nacional vai propôr a sua expulsão. Joaquim Sousa fala numa "purga estalinista" em que Sousa Real "corta o pio a quem discorda
Semáforo Político

"Fumar? Totalitarismo vem aí. É mais giro proibir"

Vermelho para a nova lei do tabaco, "somos mais papistas que o Papa". Vermelho, também, para lutas internas no PAN, o "partido de dois sentidos: o de agradar e desagradar a todos".
Iniciativa Liberal

Como Morna pode ter pesado na opção do PSD-Madeira

Albuquerque selou um acordo com PAN, agradou a PSD e CDS na Madeira, mas não tanto às lideranças nacionais, que estariam confortáveis com a solução da IL. Desconfianças pessoais podem ter contaminado.
360º

O tropeção de Montenegro e a cadela de Albuquerque

A influência da "cadela mais famosa da Madeira" na Gerinponcha e as outras explicações de Miguel Albuquerque para ter escolhido o PAN em vez da IL. E os ataques do PSD a Montenegro pela ida à Madeira.
Eleições na Madeira

PAN: aprovado acordo parlamentar com PSD

Pessoas-Animais-Natureza considera que este acordo "é uma oportunidade histórica para introduzir as causas e valores do partido na governação regional". Documento ratificado por "ampla maioria".
Eleições na Madeira

Albuquerque diz que IL nunca foi opção para acordo

Albuquerque diz que "nunca" sugeriu que "a prioridade fosse a IL" no acordo para alcançar a maioria absoluta. Sobre a prometida demissão, que não se veio a concretizar, foi "pressão política".
as pequenas coisas

Bater na Madeira

Noutro sítio do mundo civilizado, ganhar com mais do dobro dos votos do segundo seria uma cabazada. Continuar a ganhar ao fim de 50 anos, seria histórico. Na Madeira, pelo que percebi, não é assim.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora