Os portugueses foram os principais responsáveis pelo crescimento da atividade hoteleira, em abril. As dormidas “fora” de quem vive em Portugal aumentaram 36,9% em comparação com o mês anterior e ultrapassaram um milhão de registos, segundo os dados divulgados esta quarta-fera pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No total, o setor cresceu 25,4% face a março e atingiu 3,9 milhões de dormidas. Os proveitos totais dos estabelecimentos também cresceram 20,3% e atingiram 168,7 milhões de euros, em abril. A Páscoa, que se celebrou em abril, a sua proximidade com o feriado do feriado de 25 de abril e as 50 antecipações na abertura sazonal dos estabelecimentos hoteleiros, foram alguns dos motivos que sustentaram o crescimento da atividade, segundo o INE.

“Foi a melhor Páscoa dos últimos anos para o turismo em Portugal e comprova que a nossa aposta de promoção via meios de comunicação social, via ‘online’, via redes sociais e via companhias aéreas e operadores turísticos é mais eficaz do que as antigas promoções institucionais que se faziam e a que, hoje, os turistas pouco ou nada ligam”, adiantou Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo, à agência Lusa.

Os estrangeiros continuam a ser os principais clientes da hotelaria portuguesa, com as dormidas a ascenderem aos 2,8 milhões em abril, mais 21,3% do que no mês anterior. Os turistas chegaram, sobretudo, de Espanha, que duplicou a sua representatividade no setor: a fatia espanhola dos clientes estrangeiros passou de 6,9% em abril de 2013 para 12,8% no mesmo mês do ano seguinte. Em abril de 2014, a estadia de espanhóis em estabelecimentos hoteleiros aumentou 123,7%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os turistas procuraram, sobretudo, o continente para passar férias em abril, com o Algarve a concentrar 36,9% das dormidas de estrangeiros e Lisboa 28,9%.

Brasil, Irlanda e Reino Unido são os países que se seguem. Em abril, o setor registou um crescimento de 48,5% nas dormidas de brasileiros,  outro de 24,6% nas de irlandeses e de 16,2% na dos ingleses. O Reino Unido detém agora uma fatia de 22,3% no mercado hoteleiro.

Os turistas procuraram, sobretudo, o continente para passar férias em abril, com o Algarve a concentrar 36,9% das dormidas de estrangeiros e Lisboa 28,9%. Mas não foram os únicos. O Algarve foi a região do país com maior registo de dormidas de residentes em Portugal, cerca de um milhão. No total, as dormidas nos estabelecimentos hoteleiros do Algarve cresceram 34% para cerca de 1,3 milhões de dormidas.

Contudo, a região onde este indicador mais cresceu foi o Alentejo, com um aumento de 44,9% nas dormidas. A manutenção da refinaria de Sines, que envolveu vários trabalhadores que não residiam na região, foi o factor que contribuiu para este crescimento, segundo o INE. No total, a estadia média aumentou 3,2% em abril, para 2,79 noites.

Para Adolfo Mesquita Nunes, os primeiros quatro meses do ano foram “muito melhores” para o turismo do que o já “muito positivo ano de 2013”. “Nós estamos a crescer acima da média da Europa, da Europa Mediterrânica e do mundo. Estamos a ganhar quota de mercado de forma substancial”, disse o secretário de Estado do Turismo à agência Lusa.

Em abril,  Espanha  obteve um crescimento de 15,9% das dormidas, quase 10 pontos percentuais abaixo da evolução de 25,4% registada em Portugal, referiu o governante.