O que é que se dá ao homem mais poderoso do mundo? Entre 2009 e 2013, Barack Obama recebeu 274 prendas de vários chefes de Estado e de Governo em todo o globo, avaliadas num total de mais de 700 mil dólares. Desde as mais valiosas, como um painel em seda com a família do presidente bordada dada pela China e com um valor de 20 mil dólares, até às mais originais uma mesa de ping-pong personalizada oferecida pelo Reino Unido, todas constam nos registos da Casa Branca. Entre as 30 melhores, numa lista organizada pelo Washington Post e cujo critério foi a originalidade, há duas portuguesas.

O presidente dos Estados Unidos esteve uma vez em Portugal, aquando a cimeira da NATO em 2010, mas esta deslocação chegou para pôr o país no top das prendas recebidas, segundo o jornal norte-americano. O conjunto de prendas dadas por Cavaco Silva ocupa mesmo o 16º lugar desta lista e consiste em duas garrafas de vinho do Porto W&J Graham’s, colheita de 1961 em caixa de madeira, um decantador e quatro copos de cristal Atlantis e ainda duas garrafas de vinho Porto Vintage Quinta do Noval, colheita de 2008.

No entanto, o objeto deste conjunto oferecido por Belém que terá feito disparar o país na lista foi uma estátua de um cão de água em bronze – vale a pena recordar que ao chegar à Casa Branca, a família Obama adotou Bo, um cão de água português. No total, as prendas de Cavaco tiveram um valor de 1.140,78 dólares. A prenda de José Sócrates, à data da visita primeiro-ministro português, foi um astrolábio dourado do Museu da Marinha e está no 28º lugar da lista. A prenda vale aproximadamente 450 dólares.

Embora Barack Obama receba prendas na grande maioria das suas deslocações oficiais, o presidente não pode ficar com elas, mesmo que sejam personalizadas como a da Suíça, que em 2010 para além de um relógio deu à família uma coleira e uma trela para Bo. As prendas são organizadas e catalogadas pelo Departamento de Estado que tem um unidade especial para as prendas dadas aos representantes dos EUA, sendo depois reencaminhadas para um arquivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As melhores e as piores prendas de Obama

Na lista do Washington Post é referido à partida que não há um critério objetivo, como valor monetário, mas que dar prendas ao cão da família ou objetos que possam ter interesse pessoal para o presidente fazer com que as ofertas sejam valorizadas. No entanto, as primeiras duas classificadas impõem-se pela sua espetacularidade. A primeira classificada foi dada pelo México e é uma moeda de prata com 12,7 cm de diâmetro e um kg de peso com o desenho de um calendário azteca. A segunda, é uma arma tradicional da tribo Maori, na Nova Zelândia, esculpida a partir de uma pedra sagrada da família do jade.

No top cinco, está ainda a mesa de ping-pong dada pelo Reino Unido, personalizada com as bandeira do Reino Unido e dos Estados Unidos, as quatro garrafas de tequilla dadas pelo presidente da câmara de Guadalajara e o conjunto de prendas dado pela República Checa que incluía uma taça de porcelana para Bo comer. Já entre as piores, estão aparelhos tecnológicos. A Coreia do Sul deu a Obama um tablet da Samsung, Singapura escolheu um leitor de MP3 da Creative e a Rússia apostou num conjunto de Blu-Ray e CDs. A pior, segundo o Washington Post foi mesmo um conjunto promocional de jogo de vídeo “Witcher 2” oferecido pela Polónia.

Quem deu mais prendas a Obama foi a Itália, que entre gravatas de seda, roupa, mobiliário, livros e quadros, deu um quinto do valor das prendas que o presidente recebeu nos últimos anos. Um destaque especial para a Dinamarca que em duas ocasiões diferentes ofereceu um retrato da Rainha e do príncipe consorte. França optou sempre por mostrar o seu savoir faire com prendas que oscilaram entre marcas como Baccarat (peças de cristal), Lancel (malas), Dior (perfume e produtos de higiene) e Hermès (toalhas de praia, entre outras).

Conheça a seguir quais foram as 20 melhores prendas que Barack Obama já recebeu entre 2009 e 2013.

prendas_Obama02

Nota: Texto corrigido às 15:38 devido a gralhas e erros ortográficos.