A Zara retirou das suas lojas um pijama de criança às riscas azuis e brancas com uma estrela amarela do lado esquerdo. Alguns utilizadores do Twitter queixaram-se das supostas semelhanças entre o pijama e a roupa utilizada pelos prisioneiros dos campos de concentração nazis. A marca, por seu lado, afirma que a inspiração para a peça veio dos western americanos, mas decidiu suspender a venda do produto.

https://twitter.com/yidtech/status/504534554515079168

O pijama, destinado para crianças dos 3 meses aos 3 anos, tem uma inscrição, no centro da estrela amarela, que diz “Sheriff”, apesar de não ser facilmente visível ao longe, o que provocou as associações com o uniforme utilizado por judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Os símbolos utilizados pela Alemanha nazi nas roupas dos prisioneiros variava conforme o campo de concentração em causa, mas, de um modo geral, todos os judeus eram identificados por uma estrela de David, cuja forma é igual à estrela utilizada pela Zara no pijama.

https://twitter.com/shulman_k/statuses/504543529390309376

Depois das queixas (e de algumas piadas, como é o caso do tweet abaixo), a Zara, na sua conta oficial de Twitter, já pediu desculpa centenas de vezes a todos os consumidores que se queixaram do aspeto da peça de roupa. “Reconhecemos que o design pode ser interpretado como insensível e lamentamos sinceramente qualquer ofensa”, disse ao Guardian um porta-voz da Inditex, empresa à qual a Zara pertence.

https://twitter.com/yidtech/status/504555873117937665

No site português da marca não é possível encontrar este modelo de pijama à venda. No site britânico, surge a mensagem de que “este produto já não está disponível”. Já não é a primeira vez que a Zara se vê envolvida numa polémica semelhante: em 2007, uma mala com uma suástica foi retirada das lojas depois de queixas de clientes e, mais recentemente, também suspendeu a venda de uma t-shirt com a mensagem “White is the new black” (“Branco é o novo preto”, em tradução livre), que foi considerado por alguns como uma mensagem racista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR