O Portugal Fashion regressou à capital francesa para mais uma edição da Semana de Pronto-a-Vestir de Paris. Foram vários os criadores portugueses que apresentaram as suas novas coleções para as estações primavera/verão de 2015, com destaque para os designers Fátima Lopes e Luís Buchinho. Para além destes, participaram também nesta edição Carla Pontes, Daniela Barros, João Melo Costa e Teresa Abrunhosa, cujas coleções foram apresentadas no showroom comercial do Fashion Scout Paris, uma plataforma dedicada à captação de novos nomes da moda internacional.

Fátima Lopes apresentou a sua nova coleção na segunda-feira, inspirada na década de 1960 e no espetáculo musical “Sweet Charity”, protagonizado por uma bailarina de de cabaret. A pensar nisso, o espaço escolhido foi o do cabaret Lido nos Campos Elísios. As novas peças desenhadas por Fátima Lopes foram pensadas para uma mulher que “atravessa os anos com entusiasmo e ar desenvolto”, elegante e repleta de glamour, “mesmo sem querer”, refere um comunicado divulgado pelo Portugal Fashion. Apesar de inspiradas nos anos 60, as peças têm “muito muito mais de 2014” do que “propriamente dos anos 60”, disse a criadora, citada pelo Diário de Notícias. Se por um lado os padrões e as cores escolhidas relembram outra década, os cortes modernos e a abordagem limpa permanecem atuais. Trata-se, acima de tudo, de uma coleção muito feminina, “a mais feminina dos últimos anos”, referiu a estilista. “É talvez a minha preferida nos últimos dez anos”, acrescentou.

Na terça-feira foi a vez de Luís Buchinho. A Paris, Buchinho levou uma coleção intitulada “Happy Hour”, composta por muitas saias e vestidos e sem a presença de uma única calça. O desfile aconteceu no berço histórico da Biblioteca Nacional de França onde, numa galeria com chão de mármore e frescos de um templo romano, as modelos transformaram-se nas “musas” de Luís Buchinho, com um calçado a evocar as sandálias aladas do deus Mercúrio. “As silhuetas querem-se todas com muita perna, através de silhuetas curtas ou através de transparências nas pernas, como é o caso de saias transparentes usadas sobre minishorts que dão um pouco a alusão ao biquíni e ao fato-de-banho”, declarou o criador portuense à Lusa.

O designer, que cumpre 24 anos de carreira, apresentou uma coleção “muito sofisticada mas com um toque um pouco desportivo”, sugerido pelos fatos-de-banho em malha tricotada, em contraste com uma abundância de folhos mais femininos e arquiteturais a darem fluidez às silhuetas. Luís Buchinho é fiel ao seu ADN criativo e volta a apostar nas linhas diagonais, nas sobreposições e nas ilusões de ótica, com saias que tanto cobrem quanto descobrem e com “rendas que são sobrepostas a tecidos lisos e opacos”, dando a impressão de que se trata de materiais estampados. As transparências são omnipresentes e há uma “paleta de cores muito fresca em tons sorvete e em tons um pouco cocktail“, continuou o criador, sublinhando a presença dos vários verdes, de alguns tons rosados e do azul céu para criar “uma paleta bastante clara e bastante leve”. O objetivo é evocar aquilo que o verão pode “oferecer no seu expoente máximo de diversão, de um estado de espírito leve, de algo sem stress, com uma dose de diversão e de humor muito presente”, descreveu, acrescentando que faz “um pouco o contraponto entre o vestuário de banho e os vestidos cocktail como se houvesse uma festa onde ambas as silhuetas se mostrassem”.

Orientada para o verão está também a escolha dos tecidos, com materiais estruturados, como tafetá de seda, e outros mais flexíveis, como a malha de viscose e seda, cruzados com rendas em jogos de transparência, através de organzas e chiffons aplicados. Luís Buchinho participou ainda no salão dos designers de moda Tranoï, que terminou na segunda-feira e que contou também com a criadora Susana Bettencourt. “Foi muito bom. Já tínhamos feito a Tranoï em Montaigne [junto aos Campos Elísios], que é um ambiente um pouco diferente, agora estamos a fazer a Tranoï do Louvre e achámos que é uma feira com mais movimento e em termos de público e de compradores acabámos por atingir um leque mais diversificado”, concluiu.

Em Portugal, as coleções serão apresentadas durante a edição do Portugal Fashion, organizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários e que decorrerá entre os dias 22 e 25 de outubro, com arranque marcado para Lisboa, seguindo depois para o Porto. O Observador esteve também presente na Semana da Moda em Paris e a partir de quarta-feira irá apresentar várias reportagens exclusivas e entrevistas com os criadores portugueses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR