O Estado Islâmico está a formar pilotos para colocar no ar três caças capturados, conta a Newsweek. A formação é dada por pilotos iraquianos que se juntaram ao grupo jihadista, naquela que é a primeira investida do EI nos céus, de acordo com um grupo que monitoriza a guerra. Os modelos dos aviões serão MiG 21 ou MiG 23, que terão sido capturados ao exército sírio.

O grupo fundamentalista, que já conquistou cidades na Síria e Iraque, tem colocado no ar aviões sobre o aeroporto de al-Jarrah, também já ocupado, disse à Reuters Rami Abdulrahman, o líder do Observatório Britânico para os Direitos Humanos na Síria. A agência de notícias, todavia, não teve acesso ao relatório do Centro de Comando dos Estados Unidos, que diz não ter conhecimento sobre a situação.

O Estado Islâmico, que tem sido bombardeado pelos EUA, tem acumulado arsenal bélico dos exércitos sírios e iraquianos, mas esta será a primeira vez que tem acesso a caças. “Eles têm treinadores, são militares iraquianos que antes foram pilotos ao serviço de Saddam Hussein”, afirmou Abdulrahman. “As pessoas viram os voos. Levantam voo, do aeroporto, saem e voltam”, disse Abdulrahman, citando uma testemunha, que está apenas a 70 quilómetros do sul da Turquia. Não se sabe ainda se os caças estão equipados para combate e se os pilotos estão preparados para longas distâncias.

“Não temos conhecimento que o Estado Islâmico esteja a conduzir qualquer operação aérea na Síria ou noutro lado”, disse Patrick Ryder, o porta-voz do Centro de Comando norte-americano. “Continuaremos atentos à atividade [do EI] na Síria e Iraque e iremos continuar a investir em ataques contra equipamento, edifícios e soldados.” Segundo a Newsweek, uma conta no Twitter pró-Estado Islâmico já havia publicado uma fotografia com caças capturados noutras zonas da Síria, por isso poderá haver mais do que três aviões na posse do grupo jihadista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR