A ministra da Justiça do Japão, Midori Matsushima, demitiu-se esta segunda-feira, horas depois da ministra da Indústria, Yuko Obuchi ter deixado o Executivo japonês.

Desde a sua chegada ao poder no final de 2012, este é o golpe mais duro para o primeiro-ministro Shinzo Abe, que confirmou à imprensa, ao início da tarde de hoje (madrugada em Lisboa), a demissão da titular da pasta da Justiça.

Esta demissão surge poucas horas após Yuko Obuchi ter abandonado o Governo japonês, depois de na semana passada terem sido divulgadas notícias sobre a alegada utilização ilegal de fundos pela sua organização política,

Obuchi, que assumiu a pasta da Economia, Comércio e Indústria no início de setembro, foi o nome mais destacado na primeira remodelação do Governo realizada por Abe desde que chegou ao poder em dezembro de 2012, num momento de desgaste da popularidade do primeiro-ministro, escreve a agência Efe.

Na semana passada, a imprensa japonesa revelou a contabilidade de uma organização política ligada a Obuchi, que deixava a descoberto a alegada utilização ilegal de fundos para financiar a assistência a peças de teatro dos seus partidários, assim como para cobrir gastos pessoais da ministra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR