Um avião espião russo Ilyushin-20 foi intercetado por jatos da NATO sobre o Mar Báltico no espaço aéreo da Estónia. A aeronave voou durante cerca de um minuto sem autorização e terá sido escoltada para fora do espaço aéreo estoniano por um jato F16 português, segundo adianta a BBC News. O país convocou o embaixador da Rússia na quarta-feira para explicar a violação.

De acordo com a NATO, o avião Ilyushin descolou do enclave na costa báltica russa de Kaliningrado na terça-feira e foi “intercetado primeiro na Dinamarca por jatos F-16 do país quando se aproximou do espaço aéreo dinamarquês antes de se dirigir para o norte em direção à Suécia. Intercetado por aviões suecos, o Ilyushin entrou no espaço aéreo da Estónia por menos de um minuto e foi escoltado para fora por aviões F16 portugueses”.

Moscovo negou o ocorrido e disse que a aeronave fazia apenas um voo de treino. Um porta-voz do Ministério da Defesa russo disse que o avião militar havia descolado do aeródromo Khrabrovo e que estava “sobre águas neutras do Mar Báltico, em estrita observância das normas internacionais sobre a utilização do espaço aéreo”.

Caso a organização esteja correta sobre o local de onde o Ilyushin descolou, coincidirá com a acusação que a Marinha da Suécia fez esta semana sobre a invasão da sua costa por um suposto submarino russo, a menos de 50 quilómetros de Estocolmo. Segundo a agência Reuteurs, o misterioso aparelho russo terá enviado mensagens de socorro à base de Kaliningrado e estará à deriva em águas suecas, numa clara violação de soberania que cria problemas diplomáticos e embaraços de imagem no Kremlin.

mapa_aviao_intercetado

Milton Cappelletti

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR