Ouvia do inglês e traduzia para o português. Neste caso, a mensagem terá apanhado ruído pelo meio. Pelo menos o resultado, no relvado, não foi o melhor. O Sporting, o de Espinho, ganhou por 3-1 e o Sporting, o Clube de Portugal, perdia quando José Mourinho ainda por lá andava a traduzir as ordens de Bobby Robson. Isto em fevereiro de 1993, data da última de apenas três vitórias que o Espinho já conseguiu frente aos leões. Agora haverá um novo duelo. E para a Taça de Portugal — o clube de Alvalade voltará à cidade do distrito de Aveiro.

Já não o faz desde agosto de 1996. Aí os sorrisos couberam aos visitantes, quando o Sporting se vingou e também venceu por 3-1. No ano seguinte voltariam a jogar, mas em Alvalade, e desde então não mais se defrontaram. Agora vão colidir pela 32.º vez na história e numa altura em que o Espinho compete hoje no Campeonato Nacional de Seniores (terceira divisão).

Quem também nãoviajará para Norte a 23 de novembro — dia em que se realizarão as partidas destes 16-avos da Taça de Portugal — é o Benfica. Aos encarnados calhou defrontarem em casa o Moreirense, equipa orientada por Miguel Leal que, a par do Sporting e do Boavista, é a equipa com mais empates (quatro) registados na liga. Aqui terá sempre de haver um vencedor. Este será um de dois duelos entre equipas da primeira liga ditados pelo sorteio, que se realizou esta segunda-feira. E o outro será logo um derby.

Acontecerá em Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques, onde o Vitória de Guimarães receberá o rival Sporting de Braga. É sempre bom jogar em casa. Tudo é familiar: o relvado, os balneários, os adeptos e o ambiente. Mas isso, para a Taça de Portugal, pouco serviu aos vimaranenses nos cinco encontros que por lá já tiveram com os bracarenses: o Vitória venceu duas partidas e o Braga outro par, com um empate pelo meio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O último confronto entre os rivais minhotos, para a Taça, até é recente. Aconteceu em janeiro de 2013, em Guimarães e, na altura, só o prolongamento trouxe o golo (na altura marcado por Jean Barrientos) que empurrou o Vitória para as meias-finais da competição. Na altura, foi bom sinal — o Guimarães chegaria à final no Estádio do Jamor, ganharia ao Benfica e terminaria a época a levantar este caneco.

O resultado do sorteio da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal:

Nacional da Madeira – Ribeirão
Famalicão – Fafe
Feirense – Desportivo de Chaves
Paços de Ferreira – Riachense
Penafiel – Desportivo das Aves
Sporting de Espinho – Sporting
Vitória de Guimarães – Sporting de Braga
Atlético – Marítimo
Oriental – Vitória de Setúbal
Trofense – Belenenses
Vieira – Freamunde
Benfica – Moreirense
Gil Vicente – Varzim
Santa Maria – Santa Eulália
Vizela – Operário
Rio Ave – Oliveirense