O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou segunda-feira que Caracas está a preparar uma cimeira de membros e não membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), contra a descida dos preços do petróleo.

“Estamos a coordenar uma reunião especial de países OPEP e não OPEP para breve, para tomar decisões em defesa do petróleo, dos preços do petróleo e do mercado petrolífero mundial”, disse.

Nicolás Maduro falava durante um ato transmitido pela televisão estatal venezuelana, não forneceu detalhes sobre a cimeira em preparação embora fontes não oficiais indiquem que a reunião poderá ter lugar em Caracas a 21 de novembro.

O anúncio tem lugar numa altura em que o mercado espera saber, até 27 de novembro, se a OPEP vai chegar a um acordo para reduzir a produção de crude, uma medida que procura fazer subir o preço internacional do barril de petróleo, que caiu 30% desde junho último.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto o ministro venezuelano de Relações Exteriores, Rafael Ramírez, reuniu segunda-feira, em Moscovo, com o ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak, no âmbito de um périplo que o levou também ao Irão, para debater sobre a situação do mercado petrolífero e sobre a necessidade de avançar com ações para defender os preços do petróleo.

Para a Venezuela o preço justo do petróleo é de 100 dólares o barril.

O petróleo venezuelano estava segunda-feira cotado a 70,80 dólares por barril.