O Egito reabriu esta quarta-feira o posto de Rafah, ponto de passagem na fronteira com a Faixa de Gaza, encerrado desde finais de outubro depois de um atentado na península do Sinai, anunciou um responsável governamental.

O posto, que é o único ponto de acesso àquele território palestiniano não controlado por Israel, vai estar aberto durante quatro horas hoje e na quinta-feira, segundo a fonte.

“A passagem é aberta por dois dias para facilitar o tráfego, sobretudo do Egito para Gaza”, disse o responsável, precisando que o objetivo é permitir a passagem de milhares de palestinianos que ficaram retidos no Egito após o encerramento do posto fronteiriço.

As Nações Unidas estimam que 3.500 palestinianos estão retidos do lado egípcio da fronteira desde que o posto foi encerrado, um dia depois de um ataque suicida que matou 30 soldados egípcios no norte do Sinai a 24 de outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ataque, perpetrado numa zona agrícola a noroeste da capital provincial, El-Arish, foi o que mais mortos fez entre as forças de segurança egípcias desde a deposição do presidente islamita Mohamed Morsi, em julho de 2013.

O Egito acusou o movimento radical Hamas, que controla a Faixa de Gaza, de ter apoiado os atacantes, o que foi negado por responsáveis do movimento.

A Faixa de Gaza está sob bloqueio israelita desde 2007.

Nos primeiros seis meses de 2014, em que a passagem de Rafah esteve encerrada um total de 22 dias, uma média de 6.400 pessoas atravessaram a fronteira por mês, segundo a ONU.