Itália, com a sua capital Roma, vai candidatar-se à organização dos Jogos Olímpicos de 2024, anunciou esta segunda-feira o primeiro-ministro transalpino, Matteo Renzi.

A capital italiana, que foi palco dos Jogos em 1960, abdicou, devido às preocupações com a crise financeira no país, de se candidatar à organização do maior evento desportivo mundial em 2020, cuja sede será Tóquio.

“Se há problemas, devemos enfrentá-los, mas não podemos deixar de sonhar e de tentar”, referiu Renzi, na sede do Comité Olímpico italiano (CONI), durante a cerimónia anual de entrega de medalhas aos melhores atletas do país, acrescentado que a candidatura vai ser apresentada em setembro de 2015.

O governante assegurou que a cidade vai apresentar um projeto “sem grandes infraestruturas mas com grandes atletas”.

“Não pensamos que possa ser um trabalho com grandes infraestruturas nem muito investimento, mas sim de grandes pessoas, que são os atletas, grandes atletas que demonstram que o desporto em Itália é um modo de viver e enfrentar o futuro com coragem e trabalho”, referiu Renzi.

Roma é a primeira cidade a avançar para a candidatura à organização dos Jogos de 2024, “não para participar, mas para ganhar”, e, que poderá contar, segundo Renzi, com algumas “cidades a ajudar”, entre elas Florença, Nápoles e Sardenha.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR