A manutenção da aposta na abertura do Ateneu Comercial do Porto à cidade e aos eventos e o aumento do número de associados são dois dos principais objetivos do presidente reeleito para o próximo mandato.

Em declarações à agência Lusa, o presidente reeleito do Ateneu Comercial do Porto, Paulo Lopes, afirmou que em 2014 a associação aumentou as receitas correntes em cerca de 20% e conseguiu que entrassem mais sócios do que aqueles que saíram, ao contrário do que tinha acontecido nos anos anteriores.

Os objetivos principais da direção liderada por Paulo Lopes – que toma posse no início de 2015, depois de ter vencido as eleições, com lista única, a 15 de dezembro – são manter a abertura do Ateneu Comercial do Porto à cidade e conseguir aumentar o universo dos associados.

“Este ano foi importante para a abertura do Ateneu à cidade. Tivemos mais de uma centena de eventos, com possibilidade de pessoas de fora da associação participarem”, referiu, destacando a participação no D´Bandada.

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O presidente reeleito reconhece por isso ser fundamental manter esta abertura para que as pessoas se habituem a ver o Ateneu como “um espaço amigável” da cidade do Porto.

Entre as apostas para 2015, Paulo Lopes destacou o regresso da festa de Carnaval para as crianças, com a hipótese de virem pequenos mascarados de fora da associação, sendo esta uma iniciativa que traz muitas memórias aos associados e que pelo menos nos últimos 10 anos não se realizou.

De acordo com a página oficial da instituição, o Ateneu Comercial do Porto, Associação de Cultura, Instrução e Recreio, foi fundado em 29 de agosto de 1869, considerando que “a sua peculiar identidade, permitiu-lhe acolher todas as elites, de distintas sensibilidades, poderes e contrapoderes, nunca assumindo conotações marcadas com qualquer grupo, sobrevivendo desta forma às vicissitudes do desenrolar da história”